Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: cinco pacientes com sequelas da doença iniciam reabilitação Ceir

Ao todo serão disponibilizadas 200 vagas para terapias de pacientes que estiveram em UTI ou passaram por longo tratamento de Covid em leitos do SUS.

18/11/2020 10:37

A doença causada pelo novo coronavírus tem deixado sequelas em muitos pacientes. Por isso o Centro Integrado de Reabilitação(Ceir), localizado em Teresina,  agora disponibiliza 200 vagas para pessoas que precisarem fazer tratamentos, o atendimento será de segunda a sexta-feira de 17h às 21h . Para iniciar esse novo processo de reabilitação foram selecionados cinco pacientes que estiveram em UTI ou passaram por longo tratamento de Covid em leitos do SUS

De acordo com Superintende Multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, estes pacientes ficaram com alguma sequela neurológica ou respiratória por causa da doença e tiveram indicação de reabilitação. Os profissionais do Ceir fizeram a triagem para saber quais tratamentos estes pacientes vão necessitar para voltar às suas atividades normais. Algumas pessoas que tiveram Covid têm dificuldade de retomar atos simples como andar, comer ou trocar de roupa; outros têm quadros de fadiga e dor crônica. 


Covid-19: cinco pacientes com sequelas da doença iniciam reabilitação Ceir. Foto: Ascom

 “A instituição criou uma área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar com disponibilidade dos de consultório médico; Centro de diagnóstico com a oferta de exames laboratoriais; raio-X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria e E.C.G; nutrição; fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia”, afirma.

O Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, explica que os pacientes que vão passar pelo Ceir devem ser regulados por uma Unidade Básica de Saúde(UBS). “Os pacientes vão para o Centro de Reabilitação via triagem do SUS. O Piauí é um dos primeiros Estados do país a ofertar este tipo de serviço para parcela da população que teve comprometimento ou sequelas por causa da Covid-19”, diz Herlon.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: