Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19 no Piauí: tendência de queda no casos não se mantém, diz UFPI

De acordo com a nota técnica emitida por especialistas, a média de casos segue na casa dos 550 por dia e a capacidade de atendimento reduziu com a desativação de leitos covid.

29/10/2020 08:44

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou nesta quarta-feira (28) a Nota Técnica atualizada a respeito da situação da pandemia do novo coronavírus no Piauí. O levantamento traz uma análise dos dados acumulados até o dia 24 de outubro e mostra, dentre outros pontos, que os casos diários de covid-19 no Estado começaram a reduzir desde a primeira quinzena de agosto, mas essa tendência de queda não é contínua.

O Piauí continuam com uma média de 550 novos casos de coronavírus por dia a partir do início de outubro. Até o dia 24, o estado já tinha confirmado quase 110 mil casos e as regionais de saúde mais afetadas foram a Região Entre Rios (Grande Teresina), com 49.781 casos; a Planície Litorânea, com 10.358 casos; e o Vale do Rio Guaribas, com 9.166 casos. Juntas, estas regionais concentram 76,4% dos casos de covid-19 no Piauí.


Estudo técnico é elaborado pela UFPI - Foto: O Dia

A nota técnica da UFPI aponta que a capital Teresina concentrava a maioria dos casos de covid-19 até o dia 22 de maio, quando ocorre a interiorização da doença no Estado. A partir de 30 de agosto, o número de óbitos acumulados no interior piauiense ultrapassa o observado em Teresina e no dia 24 de outubro, os demais municípios já concentravam 53,3% do total de mortes por coronavírus do Piauí, ou seja, mais da metade.

O pico de óbitos ocorreu no dia 10 de julho e de lá para cá, segundo aponta o estudo, a média móvel de mortes diárias apresentou redução pelo menos até a segunda quinzena de setembro. Após o início de outubro, os óbitos diários voltaram a evoluir até o último dia 17, quando ocorreu uma nova redução. Os pesquisadores concluem que ainda se evidencia um aumento sustentado dos óbitos por covid-19 no Piauí, embora haja tendência de estabilização.

O Piauí registrou até o dia 24 de outubro um total de 2.340 óbitos por covid-19. As regionais de saúde com o maior número de mortes continuaram sendo a Entre Rios, com 1.325; Cocais, com 248; Planície Litorânea, com 208; e Vale do Rio Guaribas, com 156 óbitos. As demais regiões representam 17,2% do total de óbitos por coronavírus do Estado.

Com relação à média móvel e a taxa média de casos, a nota técnica da UFPI diz que a maioria das regionais piauienses tem apresentado estabilidade ou reduções nas médias móveis nas últimas semanas epidemiológicas. A exceção está no Vale do Canindé, Vale do Rio Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira. O destaque negativo vai para a região do Vale do Sambito, que desde a 37ª semana epidemiológica, aumentou em quase três vezes a média móvel de casos. 

Já no que respeita à média móvel e taxa média de óbitos, a maioria das regionais também tem apresentado estabilidade ou redução nas últimas semanas, exceto a regional dos Carnaubais e do Vale dos Rios Piauí e Itaueiras.


Foto: Divulgação/PMT

Queda da letalidade

A letalidade permite medir o risco de uma pessoa morrer por uma determinada doença. No caso da covid-19 no Piauí, até o dia 24 de outubro, a taxa de letalidade era de 2,1%. Apenas a regional Entre Rios apresentava uma taxa de letalidade superior à média estadual: 2,7%. Para efeitos de comparação, em regiões como a Serra da Capivara, a taxa de letalidade da covid não passava dos 0,8% sendo a área do estado com o menor risco de morte pelo coronavírus

De acordo com o estudo da UFPI, ao se observar o comportamento da letalidade ao longo dos dias, verificou-se que a letalidade da covid-19 no Piauí deu uma reduzida. No começo da disseminação da doença no estado, ela chegou a 22%. É como se a cada 100 doentes, 22 morressem. A partir desse pico da letalidade, a taxa tem decaído chegando aos 2,1% no dia 24 de outubro, o menor patamar da série histórica.


Capacidade de atendimento

Ao longo das últimas três semanas, o Piauí reduziu o número de vagas para atendimento de pacientes com covid-19 em razão da redução e estabilização da curva da pandemia. No período de 12 de setembro a 24 de outubro, os leitos clínicos para covid caíram de 550 para 500; os leitos de UTI caíram de 276 para 255 e os leitos com respiradores (estabilização) caíram de 322 para 300. Os números foram obtidos pela UFPI junto ao SUS.

Até o dia 24 de outubro, o Piauí apresentava 62,2% dos leitos clínicos livres e todas as regionais de saúde, com exceção do Vale do Rio Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, apresentaram mais de 50% dos leitos livres. Essas duas regionais de saúde tiveram os menores percentuais de leitos disponíveis nas últimas semanas: 34,9% e 32,4% respectivamente.

Com relação aos leitos de UTI, o Piauí apresentou 49,8% dos leitos livres até o dia 24 de outubro. As regionais apresentavam as seguintes porcentagens de vagas disponíveis: Entre Rios (47,9%), Vale do Rio Guaribas (35%), Chapada das Mangabeiras (33,3%) e Serra da Capivara (6,7%). A regional da Serra da Capivara chamou a atenção de maneira negativa. É que dos 15 leitos de UTI disponíveis, apenas um era destinado à covid-19. As regiões dos Carnaubais, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Vale do Sambito não dispunham de informações sobre leitos de UTI.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: