Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Piauí terá unidade de reabilitação para pacientes com sequelas

Segundo o o secretário Florentino Neto, a "œUnidade Pós Covid-19" funcionará no Centro Integrado em Reabilitação (CEIR) do Piauí.

02/08/2020 13:26

Em visita as obras do Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Parnaíba, o secretário de Saúde, Florentino Neto, anunciou que o Governo do Estado está criando uma “Unidade Pós Covid-19” no Centro Integrado em Reabilitação (CEIR) do Piauí para ajudar na reabilitação de pacientes com sequelas da Covid-19 no estado. 

A primeira unidade funcionará em Teresina e a segunda, de forma emergencial, será instalada no Centro de Reabilitação em Parnaíba, com previsão de funcionamento por um período de 6 a 12 meses.

Florentino Neto visita as obras do Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Parnaíba. (Foto: Divulgação)

De acordo com Florentino, com a pandemia surgiu essa nova necessidade e a decisão do Governo do Estado, de montar essa equipe multidisciplinar para atender aos sequelados da Covid-19. “O nosso objetivo é ajudar pessoas que contraíram o novo coronavírus, passaram por um longo período de internação e agora necessitam de ajuda para conseguir realizar algumas atividades do dia-a-dia”, declara o gestor.

Segundo o superintendente multiprofissional do CEIR, Aderson Luz, praticamente todos os pacientes que tiveram Covid têm deficiências. Cerca de 90% deles apresentam comprometimento cardiopulmonar; 10% comprometimento neurológico e amputação. “Algumas dessas deficiências são temporárias e quando começamos a reabilitação de maneira precoce eles têm muito mais chances de se reabilitar”, diz o superintendente.

Entre as sequelas mais comuns estão a deficiência cardiopulmonar, comprometimento neurológico, amputações e perda de massa magra, podendo causar fraqueza muscular generalizada e que limita a movimentação na hora de andar, comer ou até trocar de roupa, assim como a presença de fadiga e dores crônicas.

Leia também:

Covid-19 no Piauí: hospitais do interior têm 132 leitos de UTI 

Covid-19: Rubenita Lessa é diagnosticada com a doença 

Por: Nathalia Amaral, com informações da CCom.
Mais sobre: