Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Crianças aprendem noção de primeiros socorros com o Projeto Samuzinho

Neste ano, duas turmas, com 30 crianças cada, estão inscritas do projeto

27/10/2018 08:50

O Samuzinho é um projeto nacional e também desenvolvido em Teresina, que visa repassar para crianças de 07 a 12 anos noções de primeiros-socorros, desde o que fazer durante uma parada cardíaca até um desengasgou ou a importância de não fazer trote.

Isis Maria Rodrigues conta que gosta muito de fazer parte do projeto. (Foto: Elias Fontenele/ODIA)

Neste ano, duas turmas, com 30 crianças cada, estão inscritas do projeto, e tem alunos como a pequena Isis Maria Rodrigues, 08 anos. A menina conta que gosta muito de fazer parte do projeto e destaca que conhecer a ambulância foi o que mais lhe chamou atenção.

“Não podemos participar das ocorrências, mas podemos entrar na ambulância e ver como tudo funciona. Nós também podemos ensinar outras crianças e isso é muito bom. Eu participei da turma anterior e hoje eu já ensino outras crianças”, pontua.

Segundo Elizângela Pereira, instrutora do Samuzinho e técnica em enfermagem do Samu, conta que as crianças recebem orientações de como agir em casos de acidentes e que muitos dos pequenos já conseguiram colocar em prática o que aprenderam.

“Já tivemos muitos resultados positivos, como um do samuzinhos que presenciou um acidente de trânsito e parou para ajudar na imobilização da vítima, acalmando-a e chamando o Samu. Teve outra criança que ajudou a própria mãe a desengasgar o irmãozinho recém-nascido”, conta.

Elizângela Pereira explica que as crianças chamam mais atenção quando falam e que elas são multiplicadoras. A técnica em enfermagem cita que muitos reproduzem o que aprenderam em sala de aula e conversam com os pais sobre o que aprendera.

O curso tem duração de seis meses e as aulas são ministradas de maneira lúdica, na própria sede do Samu, na Avenida Miguel Rosa. Além das aulas, são realizadas palestras e panfletagem, além da divulgação do serviço do Samu, bem como os métodos de primeiros-socorros usando as mãos e a importância de não realizar trotes.

Este ano, as inscrições foram abertas em um evento em praça pública. A procura foi tanta que foram abertas duas turmas de 30 crianças. Os encontros são realizados a cada 15 dias, no horário das 18h às 20h de forma que não atrapalhe os estudos. Além disso, é importante que as crianças estejam matriculadas e frequentando a escola regularmente, assim como o cartão de vacinação, que deve estar em dia.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: