Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Defesa Civil assume Operação Carro-pipa em 49 cidades do Piauí

A decisão do governador Wellington Dias se deu após o Exército anuncia a suspender a ação por falta de recursos.

05/11/2020 11:11

O Governo do Estado do Piauí autorizou a Defesa Civil Estadual a assumir a Operação Carro-pipa, de forma a atender os municípios que decretaram situação de emergência em decorrência da seca. A decisão do governador Wellington Dias se deu após o Exército anuncia a suspender a ação por falta de recursos

Segundo Geraldo Magela, secretário de Estado da Defesa Civil do Piauí, o órgão deve aplicar cerca de R$ 3 milhões. Ele explica que a atuação do Exército se dava através da operação carro-pipa federal, da Defesa Civil Nacional, no qual o repasse dos recursos eram enviados ao Exército para atender o Semiárido nordestino.

Geraldo Magela, secretário de Estado da Defesa Civil do Piauí (Foto: Assis Fernandes/ODIA) 

“Com essa dificuldade que o Exército teve de continuar, por falta de recursos, o governador determinou que a Defesa Civil dê apoio aos municípios para que nenhum cidadão fique sem água. Não vamos substituir a operação carro-pipa, vamos cadastrar, através da Defesa Civil municipal, carros-pipa da própria região para levar água para as regiões em situações mais críticas”, disse.

O secretário da Defesa Civil no Estado destacou que os pipeiros devem cadastrar seus veículos na Defesa Civil municipal de cada cidade. Além das áreas urbanas, as zonas rurais desses municípios também devem ser contempladas com a operação, vez que o Exército atendia essas localidades.

“O Exército atendia as zonas rurais dos municípios, e, com essa ausência, na medida do possível, também atenderemos onde for mais crítica a situação. Tivemos chuvas esta semana e isso pode amenizar a situação”, completa Geraldo Magela.

Por: Isabela Lopes, com informações de Eliezer Rodrigues
Mais sobre: