Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Detentos da Penitenciária de Bom Jesus recebem certificados do Pronatec

Eles concluíram o curso de Preparador de Doces e Conservas.

09/12/2015 14:22

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) entrega, nesta quinta-feira (10), às 15h30, certificados a 20 detentos da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, que concluíram o curso de Preparador de Doces e Conservas, ministrado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.

O Pronatec, programa do Governo Federal, é executado nas unidades penitenciárias do Piauí através de parceria entre a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Educação do Estado. Cerca de 50 cursos profissionalizantes são disponibilizados, com cargas horárias entre 160 e 200 horas/aula, com duração de dois a três meses.

Outras unidades onde o Pronatec já acontece são as de Floriano e Parnaíba. A próxima etapa será nas penitenciárias Feminina de Teresina (Artesã de Pintura em Tecido), Irmão Guido (Mecânico de Bicicleta), Esperantina (Horticultor Orgânico), Masculina de Picos (Salgadeiro) e Major César (Artesão de Pintura em Tecidos e Horticultor Orgânico).

Além da entrega dos certificados, a Secretaria de Justiça vai assinar autorização para realização do Registrar na Penitenciária de Bom Jesus, projeto da Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Sejus que garante a expedição gratuita de documentos a pessoas privadas de liberdade no sistema prisional do Piauí.

Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, essas iniciativas, ao promoverem a qualificação profissional vislumbrando o trabalho dentro e fora nas unidades prisionais, dão sentido e efetividade ao processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade e à humanização nas penitenciárias do Estado.

Fonte: Sejus
Mais sobre: