Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Detentos quebram grade e fogem pelo teto da penitenciária em Parnaíba

Só no Piauí, um dos detentos já fugiu pelo menos três vezes do sistema prisional, informou o Sinpoljuspi.

19/02/2019 13:10

Pelo menos dois detentos conseguiram fugir da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, localizada no município de Parnaíba, litoral do Piauí. O caso foi registrado na madrugada desta terça-feira (19). Os detentos foram identificados como Edvanio Ferreira, vulgo azul, e Francisco Vando da Silva, vulgo Cigano. 


Edvanio Ferreira e Francisco Vando, fugitivos da penitenciária. Foto: Divulgação/Sinpoljuspi

Segundo informações repassadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários (sinpoljuspi), os detentos arrebentaram a grade de ferro da cela e chegaram ao portão central, que divide a ala em que eles estavam presos da saída da unidade. Por não conseguir passagem pelo portão, violaram o telhado, conseguindo assim empreender fuga pela lateral do presídio. 

De acordo com o sindicato, o Edvanio Ferreira já fugiu outra vez da mesma penitenciária em Parnaíba e de outra no Ceará. Só no Piauí,  esta já é a terceira vez que ele é preso e consegue fugir da unidade prisional. 

A polícia segue em diligências pela região afim de capturar os dois detentos que conseguiram fugir da penitenciária. Nenhuma outra tentativa de fuga foi registrada. 


Cela onde os detentos estavam. Foto: Divulgação/Sinpoljuspi

Operação  nos presídios do Piauí 

No último dia 15, a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus)  e Secretaria de Segurança Pública do Piauí deram inicio a operação de pacificação nos presídios do estado . Um dos principais objetivos apreender materiais ilícitos que poderiam ser usados tanto em fugas, quanto em motins e rebeliões dentro das unidades prisionais. 

A penitenciária José Ribamar Leite – Casa de Custódia de Teresina –  foi a primeira a receber as ações da Operação.  Só no primeiro dia, foram apreendidos diversos aparelhos celulares, armas brancas e drogas. A previsão é de que a operação ocorra em todos os presídios do Piauí. 

Edição: Adriana Magalhães
Por: Geici Mello
Mais sobre: