Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia do Voluntário é incentivo para trabalho social

No Brasil, em 2017, 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário.

05/12/2018 11:22

Em todo o mundo, hoje (5) comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, com o objetivo de incentivar ações de voluntariado entre as pessoas. Ser voluntário é considerado um ato de solidariedade e doação ao próximo, quando as pessoas se dispõem a fazer algo por outras, sem nenhum tipo de contrapartida financeira.

Por outro lado, o retorno é enorme quando se fala em experiências de vida e senso de solidariedade. É o que afirma Cíntia Santana, voluntária há um ano em três projetos diferentes. “[A maior alegria] é um sorriso sincero com um abraço. Acredite... você recebe muito mais do que você doa. Tudo que você transmite volta com intensidade”, diz.

O grupo 'Amigos do Natal' realiza atividades no período natalino e agora está recebendo doações de brinquedos, cestas básicas e dinheiro (Foto: Arquivo pessoal)

Cintia conta que o primeiro projeto que conheceu foi o grupo "Seja Um Milagre", que ela teve contato por meio de uma rede social e passou a enviar valores mensais. “Mensalmente eles ajudam famílias em comunidades carentes de Teresina. Depois fui participar do projeto "Natalrronada" do grupo "Eu Quero Ajudar", a convite de uma amiga. E me emocionei tanto. Na véspera de Natal, através do alimento feito manualmente com tanto carinho nós chegamos a pessoas em situações de risco para alimentar muito além da fome”, relembra.

Após esse primeiro momento, Cintia em conjunto com alguns amigos criaram um novo projeto, "Heróis do Amor".

Número de voluntários no país aumentou

A pesquisa "Outras Formas de Trabalho 2017", divulgada em abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou aumento no número de voluntários no país. Em 2017, 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário, o equivalente a 4,4% da população de 14 anos ou mais de idade. O aumento foi de 12,9% em comparação a 2016

Nesse sentido, Cíntia observa que ainda falta informação quando o assunto é trabalho voluntário, apesar do grande número de pessoas que necessitam desse apoio. A melhor forma de conhecer os grupos hoje é através das redes sociais.

A íntegra desta notícia pode ser lida na edição desta quarta-feira do jornal O DIA.

Fonte: Jornal O DIA
Edição: Biá Boakari
Por: Ananda Oliveira
Mais sobre: