Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Edital para novos alvarás de taxistas deve ser publicado em agosto

Baixa procura e mudanças no edital e regulamento provocaram a ampliação do prazo. Enquanto isso, população reclama dos serviços

10/07/2015 07:15

A Prefeitura Municipal de Teresina informou, ainda no mês de março deste ano, a realização de licitação para 500 novos alvarás de serviços de táxi na capital. A previsão era de publicar o edital no final do mês de junho. Contudo, este prazo poderá ser adiado para o mês de agosto. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas (Sinditáxi), Antônio Barbosa, a data de inscrição para os motoristas interessados em concorrer aos novos alvarás foi estendida até o dia 31 de julho. Além disso, algumas alterações foram feitas no edital e no regulamento, que deverá ser apreciado pelo Conselho de Transporte. “Nós pedimos para revogar a data porque a procura está pouca e queremos dar mais chances para quem quer se inscrever. E pedimos também para incrementar algumas coisas que achamos importante, como só poder concorrer aos alvarás quem não tiver vínculo empregatício e for aposentado”, disse. 

Antônio Barbosa explica ainda que foram feitas mudanças no regulamento dos taxistas, criado ainda na gestão do governador Freitas Neto. Segundo o presidente do Sinditáxi, essas mudanças foram importantes, vez que, no regulamento, não constam cláusulas sobre acessibilidade, por exemplo. “Na época que criaram o regulamento, não se pensava na acessibilidade das pessoas, como cadeirantes, mulheres grávidas ou outras pessoas que precisem de um carro adaptado, e agora queremos incluir esse ponto. Até porque, há uma lei federal que determina que, pelo menos, 2% da frota seja de carros adaptados”, enfatiza. 

O presidente do Sinditáxi reconhece que, com a prorrogação do prazo de inscrição dos motoristas e, consequentemente, o atraso na divulgação do edital e licitação, quem fica prejudicada é a população, que continua sem ter novos táxis para atender a demanda, que tem crescimento muito nos últimos anos. 

“Como as inscrições vão encerrar no final de julho e ainda tem as alterações no regulamento que precisam ser aprovadas, nós acreditamos que até agosto esteja tudo certo para lançar o edital”, disse Antônio Barbosa. 

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) reforça que algumas solicitações foram feitas pela categoria, mas que deverão ser apreciadas pelo Conselho de Transporte ainda na próxima semana. AStrans informou ainda que a mudanças feitas no regulamento, pedidas pelo Sindicato dos Taxistas, visava acrescentar itens pertinentes, e a expectativa é de que todo o trâmite seja resolvido ainda este mês. 

Enquanto isso, quem precisa do serviço de táxi para ir ou voltar de uma festa, e até mesmo trabalhar, precisa ter muita paciência. Socorro Teixeira disse que já chegou a desistir de ir a um compromisso devido à demora do táxi para chegar a sua residência. “A gente liga e a atendente fala que vai chegar logo, em meia hora no máximo, só que a gente espera uma hora e o carro nunca chega”, disse. 

Ela ainda relata que, em horários de pico, como meio dia e no final da tarde, é ainda mais complicado conseguir usufruir do serviço de táxi e que a situação se agrava ainda mais em época chuvosa. “Em horário de pico, eu não sei o que acontece, mas os táxis demoram muito para chegar. Talvez seja o trânsito, mas se tivessem mais carros, era só deslocar o mais perto da residência do passageiro. E quando chove, aí que é o caos, porque parece que os carros são feitos de açúcar, para não quererem circular na chuva”, reclama. 

Segundo Socorro, não é somente a população que perde com a pouca quantidade de táxis na cidade, mas os próprios motoristas também se prejudicam.

Por: Isabela Lopes- Jornal O DIa
Mais sobre: