Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleição 2020: Piauí teve 23 registros de compra de voto durante o pleito

Ao todo, a Secretaria de Segurança contabilizou 54 prisões e conduções, quatro casos de boca de urna e 121 ocorrências de crimes comuns.

16/11/2020 10:17

O Estado do Piauí registrou pelo menos 23 ocorrências de compra de voto durante a eleição municipal ocorrida neste domingo (15). O número consta no boletim divulgado no final do dia pelo Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria Estadual de Segurança de Pública. O Centro integra a rede de controle formada por órgãos da segurança e também por entes fiscalizadores como Tribunal Regional Eleitoral, Tribunais de Contas da União e do Estado e Ministérios Público Estadual e Federal.

Conforme os dados, foram registrados 121 ocorrências de crimes comuns relacionados à eleição, quatro casos de boca de urna, um caso de dano à urna eletrônica, nove ocorrências de desobediência e 27 de concentração de eleitores. No total, foram efetuadas 54 prisões e conduções a delegacias, foram lavrados sete termos circunstanciados de ocorrência e identificados dois casos de transporte irregular de eleitores.

Ao todo, a Polícia Civil instaurou 11 inquéritos policiais para apurar práticas de crimes eleitorais e demais ocorrências registradas durante o pleito. Houve ainda um caso de ameaça a candidato e um caso de lesão corporal a candidato. Nestes dois últimos, a Secretaria de Segurança não informou onde nem quem foram os candidatos alvo dos ataques.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, o balanço final das eleições municipais 2020 no Piauí foi bastante positivo e refletiu a organização do trabalho dos órgãos de segurança para garantir a tranquilidade e a lisura do pleito. “Foi uma missão bem cumprida que vai nos encorajar para as próximas que virão. O balanço foi muito positivo, tudo feito no tempo e na hora adequados, todas as ocorrências bem encaminhadas”, afirmou o coronel.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da PRF-PI
Mais sobre: