Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em 2018, quatro servidores federais foram expulsos por corrupção no Piauí

Em todo o país, o governo federal expulsou 566 servidores públicos por irregularidades de janeiro a novembro deste ano.

13/12/2018 08:38

Dos nove servidores públicos federais que eram lotados no Piauí e foram expulsos pelo Governo Federal neste ano, quatro foram por envolvimento em crimes de corrupção. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Transparência Controladoria-Geral da União (CGU) nesta quarta-feira (12), no balanço das principais ações e resultados do órgão.

Além de práticas relacionadas à corrupção, as expulsões foram também motivadas por abandono, inassiduidade ou acumulação de cargos (3) , desídia (1) e outras questões (1), por servidores antes ligados ao ministério da Educação, Segurança Pública, Fazenda, Integração Nacional e a Presidência da República.

Considerando os três últimos balanços divulgados pela CGU, a quantidade de expulsões de servidores vem diminuindo em todo Estado. Em 2016 foram 10, oito delas por corrupção e duas por demais fatores. Já em 2017 o número total caiu para nove, cinco por crimes de corrupção e quatro por outros motivos.

Em todo o país, o governo federal expulsou 566 servidores públicos por irregularidades de janeiro a novembro deste ano. De acordo com a CGU, o número já é o mais alto no comparativo anual da série histórica iniciada em 2003. Desde então, 7.281 servidores já foram expulsos.

Edição: João Magalhães
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: