Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em estado de emergência, Parnaíba registra mais chuvas no fim de semana

O Prefeito Mão Santa convocou a sociedade civil, igrejas e organizações a se mobilizarem em prol das vítimas das inundações

24/03/2019 17:31

O município de Parnaíba registrou mais chuvas durante este fim de semana. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) está atento e atuando de forma intensa para ajudar a população parnaibana, que vem sofrendo nos últimos dias com as inundações. Também reforçam a ajuda às secretarias estaduais da Saúde, Defesa Civil e Assistência Social e Cidadania, além de órgãos municipais.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico foi pessoalmente a Parnaíba e participa da operação que conta com o efetivo da cidade e reforço que partiu da capital Teresina. "Estamos com 55 bombeiros fazendo a atuação de busca e resgate das famílias que estão alagadas, retirando-as destes locais e levando para os abrigos do município. Em paralelo, também estamos antecipando ações em virtude do tempo que promete chuva para os próximos dias", afirma.

O comandante do 2º Batalhão dos Bombeiros, major Rivelino Moura, conta que o bairro Piauí foi o mais afetado pelas precipitações e que também atingiram os bairros do Carmo, Vazantinha, Fazendinha, Catanduvas e São Judas Tadeu.

 "A chuva que caiu demais acumulou nessas áreas mais baixas e afetou as casas, entrando em algumas que estão com risco de desabamento. Então, estamos fazendo a remoção e resgate deste pessoal", declara.

As viaturas e embarcações de Parnaíba e Teresina estão sendo utilizadas para a retirada das pessoas e dos bens das famílias que são encaminhadas aos serviços de assistência social do estado e município. Até o momento não foi registrado nenhum caso grave ou de feridos. 

Situação de emergência 

Após as fortes chuvas que incidiram sobre a cidade de Parnaíba, o prefeito Mão Santa assinou neste sábado (23) um decreto onde institui uma comissão de assistência às vitimas de inundações – CAVI.

Na última sexta-feira (22), Mão Santa já havia decretado Estado de Emergência em decorrência da forte chuva que atingiu o município durante a madrugada.Aproximadamente 30 famílias encontravam-se desabrigadas até o fim da manhã deste domingo (24). 

Após 12 horas de chuva, Prefeitura de Parnaíba decreta estado de emergência 

Mão Santa convocou a sociedade civil, igrejas e organizações a se mobilizarem em prol das vítimas das inundações. As doações estão sendo recebidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SEDESC, localizada na Avenida Pinheiro Machado. Há uma equipe de plantão para o recebimento dos donativos no período das 8h às 18h.

Mais chuvas

Na madrugada desse domingo foram registradas novas chuvas, causando novos pontos de alagamentos. O Blog do B.Silva divulgou imagens onde é possível ver estranhos no Catanduvas.

Nesse fim de semana, o Governo do Estado enviou o reforço de 20 homens para ajudar os trabalhos do Corpo de Bombeiros no auxílio às vítimas das enchentes. 

Segundo as previsões meteorológicas as chuvas devem continuar. Para minimizar os efeitos, as equipes da Defesa Civil do Município e do Corpo de Bombeiros agora receberam apoio do Exército e Marinha para ajudar na assistência as vítimas. 

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: