Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Enem: Pais acompanham filhos no primeiro dia de prova: "Estamos confiantes"

Em 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, a participação da família se tornou ainda mais importante.

17/01/2021 12:30

A conquista de uma vaga em curso de ensino superior por meio da aprovação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para muitos candidatos, não é individual. Em 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, a participação da família se tornou ainda mais importante na preparação para o exame.

Foto: Jailson Soares/O Dia

Além da doméstica Conceição Alves, de 62 anos, que teve a ajuda da sobrinha para se preparar para o exame. Outros candidatos também contaram com o apoio da família até o minuto em que passaram pelos portões dos locais de aplicação de prova, como é o caso da estudante Maria Aparecida Araújo.

Raimunda Araújo (de rosa) e a filha Maria Aparecida (de azul). Foto: Jailson Soares/O Dia

"Com essa pandemia foi bem difícil me preparar, mais difícil ainda do que era antes. Pra mim esse dia vai ser muito importante para a minha vida e para conseguir ter uma formação e uma profissão", afirma a estudante.

A mãe de Maria Aparecida, Raimunda Araújo, não conseguiu conter a emoção ao acompanhar a filha até a sala onde as provas serão aplicadas. "Estou com ela até o final, pro que der e vier. Estou muito orgulhosa da minha filha, ela estudou muito e enfrentou uma luta muito grande", destacou.

Foto: Jailson Soares/O Dia

Gentil Júnior, pai da estudante Beatriz, também esteve presente para desejar sorte para a filha no exame. O pai disse estar confiante que a filha seja aprovada para o curso de Medicina, para o qual esteve se preparando durante todo o ano passado. 

Foto: Jailson Soares/O Dia

"Estamos lutando muito para isso. Para mim é uma felicidade estar aqui porque eu já passei por isso e ficamos contentes quando é com uma filha da gente. Estou muito confiante", disse.


Por: Nathalia Amaral e Chico Filho.
Mais sobre: