Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Espaços infantis do Salipi aproximam crianças do universo literário

A criançada está fazendo a festa no Salão do Livro do Piauí, com espaços pensados para elas, numa aposta na multiplicação de novos leitores.

09/06/2015 07:33

Importante espaço de incentivo à leitura para adultos, o Salão do Livro do Piauí, o maior acontecimento literário do Estado, também estimula o contato das crianças com o universo literário. Acontecendo desde a última sexta- -feira, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, o evento está dispondo de uma programação cultural destinada a jovens estudantes até domingo, dia 14. Através de espaços destinados ao púbico infantil o evento tem desenvolvido prática da leitura e da escrita, além de instigar a criação artística. 

No Salão, três locais recebem, diariamente, uma série de atividades especificas para a criançada. No Espaço Ciranda, coordenado pela Academia Piauiense de Letras, como uma forma de estimular a leitura por meio da recreação, elas têm contato com contos e brincadeiras de roda. No palco, os pequenos têm também a oportunidade de ouvir a contação de histórias. Por fim, dividido por faixa etária, o público infantil pode ainda participar das Oficinas de Arqueologia, onde compreendem a importância da preservação patrimonial, através de jogos educacionais. 

Foto: Assis Fernandes/ ODIA

A professora de Geografia Andreia Scabelo, que coordena as Oficinas de Arqueologia no Salipi explica que no espaço os jovens aprendem sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural. “Cada dia temos uma atividade diferente para falar sobre educação patrimonial e ambiental. As pessoas não conservam o que não conhecem, então a partir do conceito de lugar e afetividade trabalhamos com jogos e brincadeiras para despertar a sensibilização nas crianças, para que elas passem a observar com mais intensidade o que está à sua volta, o que é patrimônio e deve ser preservado”.. 

Para Luciene Gomes Ferreira, diretora da escola CMEI Ariano Suassuna, levar os alunos para participarem de atividades como essa na programação do Salipi é uma forma de aproximá-los da literatura e contribuir para ampliar o conhecimento de cada um. “Esses espaços infantis são importante porque atraem as crianças para o evento. Aqui elas percebem a importância da leitura e se encantam por esse universo. A partir desse contato elas se interessam em buscar livros na escola e em casa”, conta a educadora, acrescentando que as professoras auxiliam os alunos durante a troca de um voucher de desconto na compra de um livro. 

Pela primeira vez no Salão, a estudante do 9º ano Vida Lhorrane, de 14 anos, esteve em um dos espaços infantis do evento. Fã da leitura, ela acredita que as atividades da programação podem se somar aos livros na ampliação do conhecimento. “Gosto muito de ler, leio livros que sei que vão me ajudar, coisas que vi aqui eu vi nos livros e aumentaram meu conhecimento. Acho que essas atividades estimulam muito a gente a ter mais conhecimentos”, afirma a jovem. 

Nesta edição, com o tema “A leitura nutre a inteligência”, o Salão do Livro do Piauí presta uma homenagem ao historiador Monsenhor Chaves. Além das atividades culturais, dentro da programação do Salipi este ano acontece a 18º edição do Seminário Língua Viva. Este é um espaço voltado para debates literários que reúne diariamente estudantes, professores e escritores. Neste ano, nomes nacionais se juntam a profissionais locais como o músico, compositor e escritor Tico Santa Cruz e a autora Talita Rebouças.

Por: Yuri Ribeiro- Jornal O Dia
Mais sobre: