Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Exames da Covid-19 são suspensos no Piauí

O LACEN informou a suspensão do fornecimentos dos kits necessários para a coleta das amostras dos pacientes

26/06/2020 17:29

A realização de exames da Covid-19 está suspensa no Laboratório Central de Saúde do Piauí (LACEN-PI) por falta de insumos. Em ofício destinado aos servidores nessa quinta-feira (25/06), a direção informou a suspensão do fornecimentos dos kits necessários para a coleta das amostras dos pacientes e pediu para que seja dada prioridade aos casos considerados urgentes.

“Informa que em virtude da difícil aquisição dos materiais usados na preparação de Kits de coleta para COVID-19, suspendemos temporariamente o fornecimento dos mesmos. Diante dessa informação, solicitamos que selecionem os casos urgentes para recebimento dos mesmos”, descrevia o documento.

A direção do LACEN-PI, laboratório responsável pela realização dos exames da Covid-19 no estado, prevê que o fornecimento dos kits seja regularizado a partir deste sábado (27/06), mas que o desabastecimento dos insumos pode atrasar a liberação dos exames.

Realização de exames da Covid-19 no LACEN-PI (Foto: Divulgação / Seapi)

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o desabastecimento ocorreu porque o Ministério da Saúde deixou de fornecer os insumos temporariamente, mas garante que o governo do Estado comprou e está providenciando o transporte dos materiais para o Piauí. A Sesapi comentou através de nota que o LACEN teve sua capacidade de produção expandida para atender as unidades de saúde.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, de acordo com números do Painel Covid-19 do Piauí , foram realizados 100.374 testes, sendo que 16. 947 foram amostras testadas no LACEN-PI.

Veja a nota da Sesapi

O LACEN conseguiu expandir a sua capacidade de produção e tem processado as Amostras dos Exames para constatação da COVID-19 atendendo a todos os hospitais, centros de triagem e unidades de saúde.

No entanto, parte dos insumos deixou de ser garantida, temporariamente, pelo Ministério da Saúde, o que resultou em dificuldades que estão sendo sanadas em razão do esforço do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde, que tem garantido a compra e o transporte dos insumos.

Desta forma, o LACEN reafirma as condições e a determinação de continuar atendendo a todos com profissionalismo e muito compromisso para com a vida dos piauienses.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: