Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Feira que promove adoção de animais movimenta o Parque Potycabana

Cerca de 30 animais foram levados pelos voluntários da ONG Protetores de Patinhas, ao local que estimularam os visitantes a levarem os bichinhos.

18/01/2016 07:18

Quem passou pelo Parque Potycabana na tarde deste domingo (17) teve a oportunidade de levar para casa um bichinho de estimação. A ONG Protetores de Patinhas, entidade que atua na defesa de animais abandonados, realizou no local a terceira edição da feira de adoção de cães e gatos.

Marcos Pereira aproveitou o tradicional passeio do fim de semana com os filhos para adotar um cachorrinho para família. Ele conta que resolveu adotar o animal para servir de companhia para as crianças. “Conversamos muito com eles sobre a importância de tratar bem os animais, acho que por isso eles são tão apegados aos bichinhos”, comenta o pai.

A filha de Marcos, Lauana, de 5 anos, não conseguia esconder o sorriso no rosto ao levar nos braços o novo animal de estimação da família. Ela diz que pretende cuidar bem do novo amigo. “gostei muito dos cachorrinhos, estou muito feliz”, comentou a garotinha.

Cerca de 30 animais foram levados pelos voluntários até o parque. O objetivo da instituição era encontrar uma nova família para os animais, que viviam abandonados nas ruas de Teresina. “São animais que resgatamos na rua, tratamos, e colocamos para adoção. A feira é uma ótima oportunidade para isso, porque quem vem para a feira, é quem realmente quer adotar, independente de raça, tamanho, e idade”, comenta a presidente da ONG Protetores de Patinhas, Jessica Almeida.

A doação acontece de forma responsável. Os futuros proprietários dos animais passam por entrevista, e preenchem um termo de responsabilidade, onde se comprometem a cuidar das necessidades do animal. Após a doação ser concretizada, os voluntários da ONG Protetores de Patinhas, realizam visitas periódicas a casa onde o animal vai viver.

“No momento da adoção pegamos todas as informações de contato, como telefone e endereço. Em casos de maus tratos, temos o poder de tomar o animal de volta, denunciar ao órgão competente, e a pessoa ainda paga uma multa”, explica O número de animais abandonados pelas ruas da capital ainda é preocupante, na opinião dos membros da ONG Protetores de Patinhas.

Para a presidente da instituição, Jessica Almeida, é preciso uma mudança de comportamento. “O abandono não atinge apenas os animais sem raça definida, os chamados vira -latas, muitos animais de raça também são abandonados. É um problema presente em todas as classes as pessoas precisam mudar esse comportamento”.

Foto: Elias Fontenele/ODIA
Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: