Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ferramenta contra violência será instalada nas escolas

Escolas da rede pública de ensino são contempladas

06/08/2018 16:01

A partir desta segunda-feira (06), uma nova ferramenta que une educação e segurança foi lançada com o intuito de reverter o quadro de violência nas escolas públicas do estado: é o SOS escolar. A plataforma desenvolvida dentro do sistema Mobieduca.me, que já faz parte da realidade da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), vai servir para aprimorar a comunicação imediata entre as escolas e a Polícia Militar. A solenidade de lançamento ocorreu durante a manhã no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) João Henrique Sousa, no bairro Morada Nova, em Teresina, com as presenças do Secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina; o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho; o gerente de projetos da plataforma Antônio César de Oliveira; a gerente da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), Marlene Lima, além dos alunos do Ceti, diretores e coordenadores pedagógicos das outras escolas da zona sul da capital, onde a plataforma será instalada inicialmente.

A gerente da 19ª GRE, professora Marlene Lima, disse que inicialmente havia se assustado com a escolha das escolas da zona sul para o início do projeto, uma vez que o número de ocorrências já diminuiu nas unidades da região, mas também viu que a tecnologia pode ajudar a combater a criminalidade de uma vez por todas nas comunidades e promover o bom funcionamento das escolas.

O SOS Escolar foi desenvolvido pela mesma equipe de tecnologia do premiado Mobieduca.me, plataforma, que pode ser acessada pelos pais e professores, responsável por monitorar a frequência e desempenho dos alunos da rede.

A diferença do SOS escolar é que vai funcionar como um botão do pânico nas escolas que pode ser ativado pelo aplicativo de monitoramento de situações de ameaça, como roubos e outros conflitos escolares, com um alerta instantâneo por meio de um tablet para a central de monitoramento da Polícia Militar e logo em seguida para o batalhão de polícia da região, inclusive, com o mapa de como chegar no local da ocorrência. O principal objetivo é proteger a comunidade escolar e o patrimônio público e humano, assegurando assim o bom funcionamento das unidades da rede pública estadual de ensino.

O secretário Helder Jacobina está otimista com a possibilidade de, no futuro, ampliar o projeto que vai se tornar mais um aliado na redução da criminalidade nas escolas e comunidades: “o SOS escolar é um projeto que visa ser uma ferramenta que vai facilitar a integração entre o sistema de segurança pública e a escola. Nossa intenção é dar uma resposta para sociedade. Diante dos resultados iniciais do uso do aplicativo, vamos poder expandir esse projeto a outras escolas. E não vamos parar por aqui, logo estaremos lançando o projeto Papo com a PC, que também visa acabar com crimes ao redor e dentro das escolas”.

O comandante da Polícia Militar do Piauí (PM/PI) também abraçou o projeto, que inicialmente funcionará como piloto nas 22 escolas da zona sul de Teresina e também em mais 9 escolas na cidade de Parnaíba, para que então seja reajustado o modo de como o policial e diretores deverão agir. “Essa integração entre Polícia Militar e Seduc é de grande importância para a realização de um trabalho de policiamento melhor, vamos preparar nossos policiais para que possam entender o uso dessa ferramenta junto com os diretores da escola. A partir de agora, a PM vai poder interagir de perto com a comunidade escolar e certamente os índices dos crimes que possam ocorrer nas escolas vão reduzir bastante”, confirma o comandante da PM/PI.

Fonte: Ascom
Mais sobre: