Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Food Trucks invadem a cidade e oferecem um serviço diferenciado

A moda da "œcomida em cima de rodas" se expandiu em todo mundo, e agora chega a Teresina trazendo uma nova oportunidade de negócios.

07/03/2016 07:23

O Food Truck, ou “Caminhão de comida”, está ganhando espaço em grandes cidades do Brasil e do mundo como uma possibilidade de empreendimento inovador e diferente. Carros, caminhões ou kombs adaptadas e com um estilo próprio surgiram e viraram a opção para as pessoas investirem em seu primeiro negócio rentável no ramo gastronômico, sem a necessidade de se adquirir um ponto comercial fixo.


Foto: Elias Fontenele/ODIA


O site “Food Trucks no Brasil” sugere que esse tipo de negócio surgiu no Velho Oeste, quando carroças foram adaptadas em cozinhas para alimentar os trabalhadores que estavam construindo as ferrovias e podendo assim acompanhar a viagem conforme eles fossem avançando em seu trabalho. Mas a febre dos “Caminhões de comida”, de acordo com o site, aconteceu de fato em 2008, onde, em meio a crise dos Estados Unidos, os chefs iniciantes viram que investir nesse tipo de negócio seria muito menos custoso e burocrático que abrir um restaurante, por exemplo. De lá para cá, a moda da “comida em cima de rodas”, se expandiu consideravelmente em todo mundo. No Brasil, as pessoas de cidades como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, já podem contar com esse serviço, que, além de oferecerem produtos com preços acessíveis, os ambientes conta com um cardapio com variadas opções.

Em Teresina, a moda dos “Food Trucks” começou a surgir recentemente, mas já está invadindo a cidade. Alguns donos desse tipo de empreendimento resolveram trazer para a capital a franquia de uma marca já existente no país, outros, optaram por criar uma marca exclusiva, com cardápio próprio e diferenciado. Mas o que todas as marcas têm em comum é que, apesar do pouco tempo no mercado, elas estão conquistando o público consumidor cada vez mais.

Nutricionista aposta em empreendimento

Layana Rodrigues é uma nutricionista de 27 anos que resolveu investir em um empreendimento que está sendo conhecido no mundo inteiro. Ela e mais quatro sócios, montaram uma marca própria de Food Truck em Teresina que há um mês está oferecendo mais uma opção de comida para a população. “Primeiro nós fizemos uma pesquisa de mercado para saber o que mais era procurado pelos teresinenses. Feito isso, resolvemos montar nosso cardápio de hamburgueses gourmet”, explica a nutricionista.

O design da marca “Hangar Food Truck” é inspirado em aviação, e segundo Layana é uma homenagem ao seu pai. “Meu pai é piloto de avião e foi por isso que resolvemos utilizar esse tema para montar nosso caminhão adaptado”, pontua. Para ela, ter uma marca própria traz uma flexibilidade que com uma franquia não seria possível.

O investimento deu certo e, apesar do pouco tempo no mercado, de acordo com Layana, o empreendimento está atraindo um grande público. “A gente está recebendo clientes acima do esperado. Por ser algo que surgiu recentemente na cidade, o público se mostra curioso”, revela.

A cada dia da semana, o Hangar encontra-se em uma avenida diferente. “Dependendo do da, geralmente ficamos instalados na Avenida Homero Castelo Branco, Avenida Nossa Senhora de Fátima ou Avenida Dom Severino”, explica Layana. Ela afirma que essa mobilidade oferecida pelo Food Truck acaba sendo a principal vantagem de se investir nesse tipo de negócio.

“Inicialmente eu achava que teria uma diferença significante entre os gastos que eu estou tendo para manter um Food Truck e os gastos que eu teria se eu tivesse investigo em um restaurante, por exemplo. Entretanto, eu percebi que não, que os gastos são praticamente os mesmos. A diferença é que manter um negócio sobre rodas, me dá a possibilidade de levar o produto para onde o cliente está e isso, de certa forma é um ponto muito positivo”, finaliza.


Por: Aldenora Cavalcante - Jornal O DIA
Mais sobre: