Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fraude em concursos: Oito pessoas são presas em operação

Entre os presos estão três pessoas consideradas os líderes da organização que atua há 10 anos no estado

17/12/2020 15:06

A segunda fase operação Dom Casmurro, deflagrada na manhã desta quinta-feira (17) pela Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR), prendeu oito pessoas envolvidas com fraude de licitações e concursos públicos no Piauí. A operação é um desdobramento das investigações sobre irregularidades na realização do concurso da Câmara Municipal de Cocal, no norte do Piauí.


Leia tambémOp. Dom Casmurro: PC cumpre mandados por fraudes em licitação 

Polícia cumpre mandados contra empresários e servidores por fraudes em licitações 


Entre os presos está Raimundo Wernes Fernandes Torres Filho, servidor da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi); Rosimeyre Viera da Silva, professora do IFPI que se encarregava da aplicação das provas; e Elmira Paulo Dias, que era responsável pela organização dos concursos. O Portal O Dia apurou ainda que uma pessoa está foragida.

Foto: Divulgação

Segundo as investigações, o Instituto Machado de Assis e Crescer Consultoria teriam fraudados certames nos municípios de Francisco Santos, União, Paulistana, Campo Maior, Inhuma, Oeiras, Esperantina, Luís Correia, Picos, São José do Piauí e na Câmara Municipal de Cocal. Ao todo, o grupo movimentou 28 milhões com os crimes praticados em quase 11 anos.

Os investigadores encontraram os envolvidos em uma vida de luxo com carros de alto padrão, imóveis e a movimentação de grandes quantias em dinheiro. A polícia apura ainda o crime de lavagem de dinheiro pela quadrilha. Fazem parte da operação ainda o Ministério Público do Piauí e a Promotoria de Justiça de Cocal.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: