Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo trabalha para garantir abastecimento de água em Pedro II

Governo trabalha para garantir abastecimento de água em Pedro II

15/01/2018 11:21

Acompanhado do presidente interino da Agespisa, Genival Sales, o secretário de Governo, Merlong Solano, esteve em Pedro II, nesta sexta-feira (12), inspecionando as obras de abastecimento que estão sendo executadas pela Agespisa. Na oportunidade, o gestor também visitou a estação de tratamento de água do município para verificar a qualidade da água que está chegando às casas da população pedrossegundense.

De acordo com o gestor da Secretaria de Governo (Segov), a boa notícia é que, conforme assegurou a Agespisa, até o final do mês de fevereiro a crise hídrica na zona urbana do município estará resolvida. “Novos poços estão sendo perfurados na região do Açude Joana, uma vez que o manancial se encontra sem capacidade de captação. Temos aqui um poço já pronto e outros deverão ser perfurados, representando um reforço de 40 mil litros de água por hora”, informou o secretário, explicando que os poços deverão ser ligados à rede de abastecimento nos próximos dias.

Conforme explicou o presidente interino da Agespisa, até o fim de janeiro Pedro II contará com um incremento de cerca de 50 metros cúbicos por hora na produção de água. “Já temos um poço perfurado com vazão de 15 mil litros e mais três serão perfurados e energizados para que até o dia 28 de fevereiro a população deva estar tranquila em relação ao abastecimento”, garantiu Genival Sales.

Merlong Solano esclareceu que a estratégia é usar poços para garantir o abastecimento até que se possibilite uma recarga do açude Joana. “O Governo autorizou que a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), juntamente com a Agespisa, realizem estudos de viabilidade das bacias de captação de águas superficiais em Pedro II, numa tentativa de recuperar os mananciais que existem na região e que estão inoperantes por conta da irregularidade das chuvas”, frisou o gestor, alertando que a população também deve estar atenta para a necessidade do uso consciente da água. 

Água já chega a áreas em situação de desabastecimento
 
Genival Sales reforçou que as ações da Agespisa já estão garantindo o abastecimento de áreas que já estavam sem água há algum tempo. “Três bairros estavam sem água há quase 20 dias e o problema hoje já está resolvido. Estamos utilizando um booster para aumentar a pressão da água e fazer com que esta chegue às áreas mais altas da cidade”, pontuou o diretor interino da Agespisa.

Merlong Solano comentou que esteve no município há um mês visitando a comunidade Aroeira, onde um poço havia sido perfurado. “Hoje o poço já está equipado e interligado à rede, garantindo abastecimento à mais de 200 famílias. Novas ações continuarão em bairros como Santa Fé e Santana, onde o abastecimento já está sendo regularizado”, garantiu o secretário.

Fonte: Ascom
Mais sobre: