Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hospital Lucídio Portela nega que esteja vacinando população com Pneumo 13

As doses do imunizante estão disponíveis apenas para os colaboradores que trabalham no hospital, mediante prescrição médica.

06/08/2021 08:33

É falsa a informação que circula em grupos de aplicativo de mensagens instantâneas de que o Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), localizado em Teresina, está disponibilizando a vacina Pneumo 13 para a população em geral.

No texto compartilhado é feita uma convocação para que as pessoas se dirijam até o hospital para receber o imunizante. A mensagem pede que as pessoas “corram”, pois o imunizante, que custa em torno de R$350, estaria sendo aplicado gratuitamente enquanto durar o estoque.

(Foto: reprodução/WhatsApp)

Entretanto, a assessoria de comunicação do Hospital Infantil Lucídio Portela informou que  esta é uma informação infundada e não está fazendo a convocação para este tipo de imunização. Segundo o órgão, a vacina Pneumo 13 está sendo aplicada exclusivamente em colaboradores que trabalham no Centro de Referência do HILP voltado para a vacinação mediante prescrição médica

Pneumo 13

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos. É uma vacina inativada, composta por 13 sorotipos (1; 3; 4; 5; 6A; 7F; 9V; 14; 18C; 19A; 19F e 23F) de Pneumococos conjugados com a proteína CRM197, sais de alumínio, cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção.

É indicada para crianças de 2 meses a 6 anos, crianças maiores de 6 anos, adolescentes e adultos  maiores de 50 anos, sobretudo de 60 anos, portadores de doenças crônicas  (junto com a vacina VPP23).

Mais sobre: