Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

HUT registra aumento de mais de 50% nos acidentes aos finais de semana

Nos dias 1º e 2 de agosto, foram 51 registros contra 79 nos dias 29 e 30 de agosto.

08/09/2020 14:24

O aumento do fluxo de carros em Teresina, com a retomada da circulação de pessoas pela cidade, implicou no aumento no número de acidentes de trânsito, em especial aos finais de semana. Segundo dados do Hospital de Urgências de Teresina (HUT), no comparativo entre o primeiro e o último final de semana do mês de agosto, houve um crescimento de 55% no número de acidentes de trânsito. Nos dias 1º e 2 de agosto, foram 51 registros contra 79 nos dias 29 e 30 de agosto.


Leia mais:

Já em relação aos acidentes envolvendo motocicletas, enquanto durante a pandemia do novo coronavírus observou-se uma queda de 21%, o número voltou a aumentar com a retomada das atividades socioeconômicas. De acordo com o HUT, hospital de referência no socorro às vítimas desse tipo de acidente, houve aumento de 29% na quantidade de vítimas atendidas no mês de agosto. Os dados revelam ainda que a ocorrência foi o 2º maior motivo de procura ao HUT no mês passado.

Foto: Arquivo O Dia

De acordo com o Setor de Estatística do hospital, em julho, foram atendidas 611 pessoas envolvidas em acidentes com motocicletas. Já em agosto, o número subiu para 789 vítimas. A variação tem preocupado as equipes de saúde do HUT, tendo em vista que esse tipo de ocorrência representa 19% dos atendimentos feitos no hospital.

“A cada cinco pacientes que dão entrada no HUT, pelo menos um deles está envolvido em acidentes com motos. Esse é o segundo maior motivo de procura ao hospital, atrás somente de mal súbito. Tal cenário delicado acende um alerta para que as pessoas tenham mais prudência, já que ainda estamos enfrentando a pandemia da Covid-19”, explica o diretor geral da unidade de saúde, Rodrigo Martins.

No total, o HUT contabilizou, em agosto, 861 acidentes de trânsito, que incluem ainda aqueles envolvendo carros, atropelamentos e outras modalidades de sinistros, 25% a mais que os registrados no mês anterior. Os casos mais graves são encaminhados à Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), que possui 16 leitos aptos a receber pacientes que apresentam estado de saúde crítico.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: