Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Imprensa nacional repercute risco de rompimento em barragem no Piauí

Matéria da Uol fala sobre "œrisco iminente" e cita ação civil pública do MPE baseada em relatório do DNOCS que aponta existência de crateras e erosões na estrutura.

19/02/2019 10:08

Os problemas estruturais encontrados na barragem do Açude do Caldeirão, em Piripiri, são pauta na imprensa nacional nesta terça-feira (19). Matéria publicada no site da Uol, por exemplo, fala a respeito de “risco iminente” de rompimento. A reportagem cita a ação civil pública ingressada pelo Ministério Público Estadual, baseada em um relatório técnico produzido pelo Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca).

O relatório aponta a existência de “uma grande cavidade” no açude, que foi construído nas décadas de 1930 e 1940, além de outras crateras. Foram detectadas também erosões ao longo do talude de jusante – a parte da frente da barragem – que demandou medidas emergenciais de recuperação. O documento foi produzido a partir de uma inspeção feita em dezembro do ano passado e resultou em uma notificação do Estado por parte do ente ministerial.

Ainda segundo o relatório, a erosão começou depois do asfaltamento da rodovia PI-237, que foi construída sem espaço para drenar a água da chuva. Foi dado ao governo o prazo de 15 dias para que as obras se iniciem e 60 dias para que elas sejam concluídas. Em conversa com a reportagem de O Dia, a assessoria do Governo do Estado do Piauí informou que as obras do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) já iniciaram há duas semanas, assim que foi recebida a notificação do MP.

“Primeiro foi feita a limpeza de toda a área para identificar os locais que precisariam de intervenção para depois direcionar a obra para os pontos específicos”, foi o que informou o Governo do Estado. O DER mantém para os 60 dias determinados pela Justiça o prazo para o término dos reparos na barragem.

Por: Maria Clara Estrêla com informações da Uol.
Mais sobre: