Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Jornalista relata preparação para cirurgia de afirmação de gênero

Sobre a redução da idade mínima para realizar o procedimento, ele destaca ser um avanço, como forma de diminuição das disforias do público trans.

23/01/2020 08:42

O jornalista Rafael Nunes Santana, de 27 anos, está se preparando para fazer a cirurgia de afirmação de gênero. Sobre a redução da idade mínima para realizar o procedimento, ele destaca ser um avanço, como forma de diminuição das disforias do público trans

“Para a maioria, há o entendimento de gênero cedo, aquela ideia de que algo não tá correto. Mas devido à burocracia e juntamente com a repressão familiar ou da rua, só depois dos 21 se poderia pensar em tentar algo pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que quem já precisou sabe como é ser atendido e depender deste serviço”, comenta.

Jornalista relata preparação para cirurgia de afirmação de gênero. (Foto: lustrativa/Freepik)

De acordo com Rafael, ser acompanhado por uma equipe multiprofissional é essencial, pois é, a partir desses laudos, que será possível determinar se uma pessoa está preparada ou não psicologicamente para passar por esse processo de mudança. O jornalista enfatiza que é preciso considerar todos os laudos de psicólogos, psiquiatras e dos demais profissionais. 

“O acompanhamento profissional que deve determinar se a pessoa está preparada psicologicamente ou não, pois é uma decisão difícil de voltar atrás. A decisão da cirurgia foi algo que eu pensei muito, assim como a hormonização. Eu acredito que são decisões importantes, e que não devem ser feitas de maneira irresponsável ou sem acompanhamento. A cirurgia, para mim, atualmente é a forma que eu encontro de diminuir minha disforia, fora que por questões de saúde é o mais indicado. O hormônio pode causar câncer na mama como ovário, por isso é de grande importância a mastectomia e histerectomia para a população trans. Não é só estética, é saúde em primeiro lugar”, enfatiza Rafael.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: