Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lojistas cobram da Prefeitura ações de melhoria do Centro de Teresina

Sindicato se reuniu com representantes da administração municipal para discutir temas como melhoria da iluminação pública além das demandas de trânsito.

08/08/2019 10:39

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) vem dialogando com representantes municipais para reabilitação dos espaços centrais de Teresina, como forma de possibilitar a melhor ocupação do centro da capital. Para tanto, a direção da entidade promoveu uma reunião nessa terça-feira (06) para pautar os representantes do município a respeito das principais reivindicações dos lojistas.

Tertulino Passos, presidente do Sindilojas/PI, fez pontuações durante a reunião sobre os anseios de quem trabalha na região do centro, sugerindo pautas mais urgentes aos secretários presentes. "Ficou definido que, em breve, será promovida uma reunião entre a Semdec, Secretaria municipal de Concessões e Parcerias e Prefeitura para tratar sobre os estacionamentos do centro da capital, bem como para o provimento de melhorias da iluminação pública, além das demandas de trânsito. Trabalhamos buscando um local agradável e receptivo para os clientes que chegam ao centro", disse Tertuliano. "O encontro foi uma retomada das discussões sobre o novo centro e esperamos que todas as ações prometidas aqui se concretizem", completou Leonardo Viana, vice-presidente do sindicato.


Foto: Divulgação

No encontro, a coordenadora especial da área central de Teresina, Constance Jacob, comenta que a Prefeitura objetiva estimular atores da iniciativa privada a investirem em habitação, um dos pontos centrais para reabilitação do centro. A coordenadora ainda comenta a possibilidade de isenção do IPTU para novas moradias da região e investimentos em diversos segmentos. "Enviamos para a assessoria jurídica uma legislação que isenta do IPTU quem investir em habitação no centro. São R$ 75 milhões garantidos para o investimento neste projeto de reabilitação do centro, com requalificação de vias, praças e calçadas, além de iluminação, estacionamento e outros mais. Cada ação tem um prazo definido individualmente em cada secretária", explicou Jacob.

Em relação aos projetos de parceria público-privado, a secretária de Concessões e Parceria (SEMCOP) Monique Menezes comenta que é intenção da gestão municipal modernizar o centro com uma tele gestão, projeto que alia a melhoria da iluminação pública com a possibilidade de instalação de câmeras de segurança e wifi. A secretária também lembrou da possibilidade de aumento no número de guardas municipais na região. "Além disso, o prefeito tem um projeto com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASP) que, além da ampliação do número de guardas municipais, viabiliza a instalação de câmeras pela cidade incluindo o centro da capital", informou.


Foto: Divulgação

Venâncio Cardoso, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, acredita que é um desafio das médias e grandes cidades fazer com que a população volte para o centro. As demandas dos lojistas que foram apresentadas ao secretário, como estacionamento, melhoria das vias públicas, manutenção de praças e segurança exigem um investimento da prefeitura, como explica o gestor.

"Os recursos para colocar as propostas em andamento são oriundos do governo federal pela articulação do prefeito Firmino Filho, estimando em torno de R$1 bilhão para desenvolver diversas grandes obras na cidade de Teresina, obras que vão impulsionar o desenvolvimento de todos, inclusive da área central da nossa cidade", finalizou o secretário da SEMDEC.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: