Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lojistas estão isentos de pagar aluguel de shopping durante a pandemia

Acordo entre a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping e a Associação Brasileira de Shopping Centers beneficia mais de 115 mil lojistas.

14/05/2020 07:34

Desde que os decretos de combate ao coronavírus foram emitidos em todo o Brasil, estabelecimentos considerados não essenciais estão sem funcionar, inclusive shoppings centers. Com as lojas fechadas e sem faturamento, alguns empresários estavam sem saber como pagar os custos de aluguel e taxas de manutenção cobrados por esses centros de compras. Por isso, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) assinaram um acordo para que os lojistas não paguem aluguel durante a pandemia


Leia também: Próximo ao Dia das Mães, Sindilojas diz que essa é a pior crise do comércio 


Em todo o Brasil, mais de 115 mil lojistas foram contemplados com o acordo. No Piauí, os estabelecimentos instalados nos três shoppings de Teresina, nos dois de Picos, no shopping de Floriano e no de Parnaíba também estão isentos do pagamento.


De portas fechadas ao público, lojas estão sem faturamento - Foto: O Dia

Segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (Creci-PI), Rui de Sousa, o acordo tende a beneficiar significativamente os lojistas, que estão desde o dia 23 de abril com as portas fechadas. Contudo, ele faz uma ressalva com relação à isenção do pagamento.

“Existem dois tipos de shopping: aqueles em que as lojas são vendidas e aqueles que as lojas são alugadas. As lojas que são alugadas estão isentas deste pagamento, das taxas de manutenção e de comunicação. Aquelas que são do proprietário, esses não pagam aluguel, já que a loja é dele, mas terão que arcar com os custos da manutenção e comunicação”, explica.

Para Rui de Sousa, a assinatura do acordo entre lojistas e donos de shoppings é uma grande conquista neste momento, no qual as lojas estão fechadas e os lucros despencaram significativamente.

Por: Isabela Lopes, do Jornal O Dia
Mais sobre: