Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais da metade das notificações para Covid-19 no Piauí foi descartada

Foram 221 exames com resultado negativo para a doença. Piauí possui 199 casos suspeitos em 72 municípios. Três cidades têm casos confirmados.

28/03/2020 13:24

O Estado do Piauí já contabiliza pouco mais de 430 notificações de Covid-19, segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgado no final da manhã deste sábado (28). Por notificações, entende-se a soma de todos os casos suspeitos, descartados e confirmados pelos órgãos de saúde. Mas o que chama atenção é que do total de notificações, mais da metade, ou seja, 51,1%, foram descartados após exames laboratoriais, enquanto que os casos confirmados somam apenas 2,6% (11 ao todo).


Ainda de acordo com este último balanço, o Piauí possui 199 casos suspeitos da doença, ou seja, registros nos quais os pacientes apresentaram sintomas da Covid-19, mas que ainda precisam ser testados em laboratório. O Estado também contabiliza um óbito. Trata-se do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, o Antônio Felícia (PT) que morreu na madrugada de ontem (27) após sofrer uma insuficiência respiratória. O resultado de seu exame, que testou positivo para Coronavírus, saiu hoje.

Com relação à distribuição geográfica do vírus no Piauí, há 72 municípios com casos suspeitos, três com casos confirmados e 149 sem registro nenhum da doença. As três cidades com casos confirmados do Covid-19 no Estado são Teresina, Parnaíba e São José do Divino, que registrou o primeiro óbito.

A Secretaria de Saúde informou que está monitorando a situação destas duas cidades além de Teresina, mantendo interlocução com a Prefeitura de São José do Divino e com a Gerência Regional de Saúde de Parnaíba para manter o que estabelece o plano de contingência: recomendar o isolamento para as pessoas que tiveram contato com as vítimas do Coronavírus. 

Estado quer construir hospital de campanha

Para ampliar a rede de atendimento aos pacientes e também o combate ao Coronavírus, o Governo do Piauí está estudando a construção de hospital de campanha no Ginásio Verdão. Ontem (27), o governador Wellington Dias visitou o local para avaliar a estrutura e disse que já está tratando com a administradora do Ginásio e a empresa que construiu os hospitais de campanha nos estádios do Pacaembu, em São Paulo, e Limeira, em Fortaleza.

A Prefeitura de Teresina também estuda construir hospitais de campanha. Sendo a capital a cidade mais afetada no momento pelo Coronavírus no Piauí, ela deve receber duas novas estruturas hospitalares em prédios já construídos: um na Avenida Frei Serafim e outro no antiga sede do Lar da Fraternidade.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: