Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 700 pessoas devem pleitear novos alvarás

O edital da licitação para liberação de 560 novos alvarás será divulgado até o dia 30 de junho.

11/06/2015 07:14

O edital da licitação dos 500 novos alvarás para taxistas ainda está em fase de finalização e deve ser divulgado até o dia 30 de junho, no qual participarão todos os motoristas profissionais devidamente habilitados e cadastrados. Até o momento, cerca de 700 taxistas já demonstraram interesse em participar da licitação, segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Teresina, Antônio Barbosa. 

A entrega dos alvarás, de acordo com Antônio Barbosa, deve ocorrer apenas no dia 16 de agosto e, até lá, apenas os 1.556 táxis devidamente autorizados pela Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans) terão que se desdobrar para atender à população da capital. “Na verdade serão dados 560 novos alvarás, e desses, 84 serão para carros adaptados com elevadores, que transportarão pessoas com deficiência, pois em Teresina não há nenhum carro que atenda essa necessidade. Mas mesmo com essa quantidade, o número de táxis em Teresina ainda é insuficiente para atender à demanda da população, que tem crescido muito”, disse. 

Foto: Assis Fernandes/ ODIA

Antônio Barbosa destacou que na semana passada foram aprovadas algumas normas que regulamentam o edital, pontuando quem são os profissionais que poderão concorrer aos alvarás. “Dentre os principais pontos, só terá o alvará quem não tiver vínculo empregatício com nenhuma empresa, ou que tenha outra profissão, como servidor público”, falou. Uma das medidas, entretanto, pontua que, quem for aposentado e não tiver outra fonte de renda poderá concorrer a um dos alvarás. 

O presidente do Sindicado dos Taxistas relatou também que, do total de inscritos, será feita uma seleção apenas dos profissionais que realmente necessitar da licença. “Quem tem táxi é quem realmente precisa e não tem emprego. Regularizando esses motoristas, quem ganha é a população”, disse. O presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Barbosa, falou que a frota ideal de veículos circulando em Teresina seria, em média, de três mil táxis. Segundo ele, os pouco mais de dois mil veículos talvez não seja suficiente. “Nós estávamos lutando por esses alvarás há mais de cinco anos, e para conseguirmos foi necessário um estudo muito demorado. Infelizmente só conseguimos esses 560, mas o prefeito garantiu que se houver a necessidade de mais alvarás será feito um novo estudo”, falou. 

Com a demanda crescente e a pouca quantidade de táxis disponíveis, algumas operadoras chegam a tirar o telefone do gancho em horário de pico, denunciou Antônio Barbosa. “Eu mesmo já precisei de um táxi e a operadora disse que havia várias pessoas na minha frente e perguntou se eu iria aguardar. Isso não tem condições, a gente ter que aguardar liberar um táxi para podermos cumprir um compromisso”, finalizou.

Por: Natanael Souza- Jornal O Dia
Mais sobre: