Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores cobram melhorias no calçamento da Vila Pantanal

Ambulâncias e caminhões de lixo deixam de circular pelas ruas da Vila devido às más condições do calçamento

10/05/2016 07:37

Sair de casa é um verdadeiro desafio para quem mora na Vila Pantanal, zona Sudeste de Teresina. Andando pelo local, é possível visualizar uma série de buracos no calçamento, que dificultam o trânsito de pedestres e veículos. Segundo os moradores, o problema se agravou ainda mais durante o período chuvoso.


Foto: Moura Alves/ODIA


Por conta do problema, os moradores enfrentam dificuldades para sair de casa e andar pela comunidade. Além disso, ambulâncias e caminhões da coleta do lixo domiciliar acabam deixando de circular pelas ruas da Vila por conta das más condições do calçamento da região.

A dona de casa Socorro Oliveira conta que, em dias chuvosos, os moradores da sua rua, a Maestro Pedro Alcântara, ficam isolados e sem condições de sair. “Têm dias que a gente tem que colocar o pé na lama, se quiser sair de casa para resolver as coisas fora. É uma situação complicada, porque a gente cobra uma solução, mas o problema sempre continua”, desabafa a moradora, que diz que a situação do calçamento já ocasionou diversos acidentes.

Outra preocupação de quem mora na Vila Pantanal diz respeito aos riscos de contaminação por doenças. Por conta dos buracos no calçamento, a água das chuvas acumula e, juntamente com o esgoto doméstico, se torna o ambiente ideal para a proliferação de doenças.

“Aqui nessa região têm muitas crianças que se arriscam andando descalço e brincado pelas ruas. Muita gente já adoeceu por conta dessa situação”, comenta o morador Pedro Henrique. Ele também ressalta que a comunidade já solicitou o reparo das ruas diversas vezes, mas sem sucesso.

Vila Luci

O problema vivenciado pelos moradores da Vila Pantanal também é conhecido pelos moradores de uma comunidade vizinha, a Vila Luci. No local, o calçamento também está em condições precárias e o grande número de terrenos baldios acende o sinal de alerta para os riscos de contaminação por doenças.

Segundo a moradora Maria de Jesus, uma das pioneiras na Vila Luci, o problema no calçamento não é algo novo. “Faz muito tempo que as ruas estão nessa situação, mas nada é resolvido”, desabafa a moradora.

Resposta

Procurada pela reportagem, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sudeste (SDU/Sudeste), responsável pela região, informou que deve enviar uma equipe ao local nos próximos dias para averiguar a situação do calçamento da região.


Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: