Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre em Teresina o pai de santo Bita de Barão

Babalorixá estava em estado internado em grave de saúde em decorrência de um quadro de insuficiência renal.

18/04/2019 15:22

Um boletim médico divulgado pelo Hospital São Paulo, em Teresina, no início da tarde desta quinta-feira (18) confirmou a morte do pai de santo Bita de Barão, aos 106 anos. Segundo o comunicado, o babalorixá estava em estado internado em grave de saúde em decorrência de um quadro de insuficiência renal.

O boletim médico divulgado também informa que Bita de Barão estava em um dos quartos do hospital ao lado de familiares. A morte foi constatada as 12h40 de hoje. Ele já estava internado há pelo menos dez dias e nos últimos dias havia sido levado para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Wilson Nonato de Sousa, ou como era popularmente conhecido, Bita de Barão, era um dos pais de santos mais conhecidos do país. Em 1954, fundou sua tenda espírita de umbanda, Rainha Iemanjá, na cidade Codó, interior do Maranhão. Projetou-se nacionalmente depois de receber em seu terreiro, personalidades do meio artístico e político e por atender a família Sarney.

Bita de Barão também era conhecido pelos trabalhos da sua tenda espírita. Anualmente, sempre no mês de agosto, a cidade de Codó recebe uma semana nos festejos da tenda. Durante esses dias, em torno de 500 filhos e filhas de santo que o seguem dançam em louvação.

O velório do pai de santo deve acontecer no Maranhão.  Ainda não há informações sobre a transferência do corpo de Bita de Barão de Teresina para a cidade de Codó. 

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: