Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Motoristas de vans aguardam há quatro dias por negociação com governador

Cooperativa que atende a 44 municípios está proibida de transportar passageiros.

16/10/2015 13:22

Cerca de 50 vans que fazem o transporte alternativo intermunicipal no Piauí estão paradas. Devido a uma ordem judicial que está proibindo a atividade, os motoristas estão acampados em protesto há quatro dias em frente o Palácio de Karnak, aguardando por uma negociação com o governador, que regulamente o trabalho.

De acordo com Gilson Ribeiro, motorista e proprietário de uma das vans, o serviço é prestado desde 1999 através de um contrato, e desde então nunca se teve uma nova licitação para regularizar as linhas. Ele alega transportar cerca de 40 pessoas diariamente, fazendo linha Esperantina-Teresina.

Fotos: Assis Fernandes/O DIA

“Nós já temos nosso trabalho formado há muito tempo, pegamos nossos passageiros até em casa e deixamos nos locais, em casa, no hospital aqui em Teresina, um segmento que já tem 16 anos. Tentaram nos derrubar uma vez, mas nós pressionamos e conseguimos um decreto. Agora eles estão tentando fazer um sistema licitatório de polo, que extingue nosso sistema”, disse o motorista.

Segundo a categoria, nessa nova licitação, as vans fariam o transporte dos passageiros de pequenas cidades, levando-os para ‘cidades polo’, onde eles pegariam um ônibus convencional que faça linha para as cidades de maior distância.

Os motoristas dos transportes coletivos não concordam com esse novo processo, e permanecem em frente à sede do Governo, até que o impasse seja resolvido.

A reportagem do Portalodia.com tentou contato com o secretário estadual de Transportes, para saber qual o posicionamento do órgão, mas não obteve êxito até o fechamento da matéria.

Por: Marcos Cunha (estagiário)
Mais sobre: