Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MP solicita interdição e reforma de setores da Maternidade Evangelina Rosa

No pedido, assinado pela 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, questiona-se a estrutura da unidade, danificada após fortes chuvas na capital

26/11/2020 12:57

Após novas denúncias sobre a precariedade da estrutura da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), o Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, ingressou com uma ação civil pública na última quarta-feira (25), solicitando a interdição e reforma do Instituto de Perinatologia Social (IPS) e outros setores da unidade.

Em 2018, a MDER sofreu uma série de interdições éticas devido à falta de estrutura para o atendimento humanizado das pacientes e passou um ano sem funcionar. Dentre os problemas detectados pelos órgãos de fiscalização estavam superlotação, estrutura física precária, falta de insumos e medicamentos e deficiência que não permitiam aos profissionais desempenharem suas atividades a contento.

Segundo o MPPI, a ação tem o objetivo de evitar novos desabamentos e alagamentos, como os registradas recentemente após fortes chuvas na capital do estado, que invadiram algumas áreas da maternidade, como o centro obstétrico, a sala de repouso masculino e feminino, a admissão da ala “E” e o Centro de Parto Normal.

Maternidade Dona Evangelina Rosa (Foto: Arquivo/ODIA)

Naquela oportunidade, quando houve inclusive o desabamento parcial do teto de algumas áreas da maternidade, diversas gestantes e seus recém-nascidos precisaram ser transferidos para outras salas, resultando no sobrecarregamento do atendimento hospitalar da unidade, constatada após perícia realizada por equipes do MPPI.

Outra demanda solicitada pelo órgão de controle é a reconstrução do muro limite com o Instituto de Perinatologia do Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM), localizado ao lado da MDER. Isso porque, além das infiltrações, a queda da estrutura danificou ductos da central de gases do HPM.


LEIA TAMBÉM: Gestantes com acompanhante não terão direito a visitas na Evangelina Rosa 

Na ação, apresentada pelo promotor Eny Marcos Vieira Pontes, pede-se que o Judiciário estabeleça multa, caso as solicitações da instituição sejam deferidos e o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, o diretor da MDER, Francisco Macêdo, e o Governo do Estado não os cumpram as determinações. 

A reportagem solicitou esclarecimentos à Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), mas não houve retorno até a publicação dessa matéria.

Fonte: MPPI
Por: Da Redação
Mais sobre: