Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mudas de ipês de diversas cores são oferecidas gratuitamente

Apesar da distribuição, o ideal é plantar as mudas apenas quando o ar estiver mais úmido

11/09/2015 07:04

Nesta época do ano, os teresinenses ficam deslumbrados com a beleza dos ipês espalhados pela cidade. O que muitas pessoas não sabem é que a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), oferece, gratuitamente, mudas de ipês brancos, roxos, rosas e amarelos nos três viveiros da cidade. 

“Das plantas nativas, temos ipês, caneleiros, oitis e outras para mata ciliar, como pau d’água, ingazeiro e juazeiro. Das frutíferas temos mangueiras, ata, carambola e caju”, explica Ribamar Mendes, chefe de Divisão de Serviços Urbanos, da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Leste de Teresina (SDU/Leste). 

Quando plantar 

Ribamar explica que, apesar da disponibilidade, esta não é a época aconselhada para fazer o plantio de mudas, devido à baixa umidade do ar. “Orientamos que seja no período de ar mais úmido, de janeiro a junho. Nesse período seco, preferimos conservar nos viveiros, porque aqui elas ficam protegidas, na sombra, e recebem irrigação adequada, fazendo com que cresçam para serem transportadas no tamanho ideal”, afirma. 

Foto: Jailson Soares/ ODIA

Estas indicações valem para todos os tipos de plantas, inclusive para os ipês. “É quase perca total das mudinhas, elas podem queimar no momento do transporte”, afirma Ribamar, acrescentando que mesmo com a contraindicação, a entrega das mudas não é restringida neste período. 

Onde plantar 

Os melhores espaços para a plantação de ipês, segundo Ribamar Mendes, é longe da rede elétrica. “Ela é uma árvore de grande porte, não é aconselhável ficar próximo de fios elétricos. Devem ter espaços livres, calçadas amplas. No caso de quintais, deve ter, no mínimo, 10 metros quadrados, porque ela se torna uma árvore gigante”, indica.

Projeto de arborização pretende plantar 300 mil mudas até dezembro de 2016 

 O Projeto Teresina Mais Verde, iniciado em 2013, tem como objetivo plantar 300 mil mudas até dezembro de 2016. “Já alcançamos 65%, cerca de 190 mil mudas já plantadas”, afirma Clóvis Freitas, coordenador do Comitê de Arborização. As mudas são oferecidas tanto para instituições, condomínios, quanto para qualquer pessoa interessada em adquiri-las; basta se dirigir até um dos viveiros da cidade. 

Ainda de acordo com Clóvis, os ipês mudaram a aparência de Teresina devido a um processo que levou mais de 20 anos. “Em 1993, a Prefeitura iniciou esse trabalho. Antes, a cada 10 plantas, oito eram exóticas, como amendoeira, figueiras, e estas não se adaptavam bem para o nosso clima. A partir dessa data, passamos a buscar plantas nativas, que suportam nosso clima; dentre elas, os ipês. Por isso, hoje, vemos tantas espalhadas pela cidade”, conta o coordenador. 

Cada pessoa pode levar para casa 10 mudas. “Não precisa de nenhum tipo de documentação, basta fazer um registro com seu nome, telefone para contato e o endereço de onde a muda será plantada”, explica Clóvis Freitas. 

Hoje, a Semam conta com três viveiros em Teresina: um na Avenida Duque de Caxias, no Jardim Botânico do Mocambinho; outro localizado na Avenida Raul Lopes, próximo ao balão da Raul Lopes e mais um no quilômetro 7, zona Sul de Teresina. Outro viveiro está sendo construído na região do Dirceu. Eles funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 13h, e aos sábados das 8h às 11h. 

Ainda de acordo com Clóvis, todos os viveiros contam com técnicos de nível superior e médio, com conhecimentos na área e prática no manejo do verde e corte de árvores. “Ao chegar ao viveiro, a pessoa recebe instruções de como proceder no plantio, qual a melhor espécie para cada tipo de espaço, levando em consideração diversos fatores”, cita.

Por: Ana Paula Diniz- Jornal O Dia
Mais sobre: