Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mulheres relatam como romperam ciclo de violência em evento virtual

O evento será realizado virtualmente pela plataforma Google Meet, nesta sexta-feira (28) a partir das 11h.

27/08/2020 08:48

Como parte da programação do Aniversário de 168 anos de Teresina e em alusão ao Agosto Lilás, o Centro de Referência Esperança Garcia promove a IV edição do “Colóquio Vozes: rompendo silêncio da violência contra a mulher”. O evento será realizado virtualmente pela plataforma Google Meet, nesta sexta-feira (28) a partir das 11h.

Leia também:

Violência doméstica: agentes recebem treinamento para atender às vítimas 

Violência doméstica: Piauí tem 72 mulheres vítimas sendo monitoradas 

O momento servirá como um espaço para relatos de experiências das mulheres em situação de violência atendidas pela Rede, além de fortaler do fluxograma de atendimento e possibilitar uma reflexão sobre a assistência oferecida.

Durante a atividade, cinco mulheres terão alguns minutos para compartilhar suas histórias de enfrentamento à violência, o que as encorajou a procurar ajuda e como conseguiram superar a situação vivenciada.

De acordo com a gestora da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Macilane Gomes, o Colóquio é um espaço de protagonismo para as mulheres, que a partir do acesso aos serviços da Rede de atendimento conseguiram romper o ciclo da violência.

“É um momento de voz para essas mulheres, oportunidade em que elas poderão relatar como estão se sentindo, como foi todo o processo que vivenciaram, toda sua experiência. Através do Colóquio podemos perceber como essas mulheres encorajam outras e como elas vêem a própria atuação da Rede. Dessa forma, elas acabam contribuindo para melhorar cada vez mais esse trabalho. É um momento ímpar”, declara a secretária.


Mulheres relatam como romperam ciclo de violência em evento virtual. Foto: Jailson Soares/O Dia

Segundo a Mulheres relatam como romperam ciclo de violência em evento virtual nesta sexta-feira (28), e assim contribuir para o aperfeiçoamento do serviço.

“Cada ano percebemos que ele fortalece mais ainda essa relação entre as instituições, pois é uma avaliação que a própria mulher faz sobre o atendimento que está recebendo. Esses relatos possibilitam que nós, enquanto instituições, melhoremos cada vez mais o trabalho realizado com elas”, explica Roberta Mara.

O Centro de Referência Esperança Garcia é um órgão vinculado à SMPM e acolhe mulheres em situação de violência doméstica e familiar na cidade de Teresina, com orientações nas áreas social, jurídica e psicológica. Por ocasião da pandemia do novo coronavírus, o atendimento está sendo realizado de maneira remota através do número: 0800 033 0302 (Alô Mulher Teresina), nos turnos manhã e tarde, e também aos fins de semana.

Fonte: Ascompi
Mais sobre: