Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mulheres representam apenas 28% do total de candidatos registrados no Piauí

Os dados divulgados pelo TSE apontam queda no número de candidatas no estado; das 471 candidaturas registradas este ano, apenas 133 são de mulheres

18/08/2018 17:47

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que caiu o número de candidatas no Piauí com relação à última eleição geral. Em 2014, dos 403 pedidos de registros de candidatura 127 eram de mulheres, o que representava 31,5% do total. Em 2018 houve o aumento das solicitações, mas os pedidos de candidaturas femininas não cresceram na mesma proporção.


Luciane Santos é uma das três candidatas ao governo (Foto: O Dia)

De acordo com o TSE, das 471 candidaturas registradas este ano apenas 133 são de mulheres (28,2%). São três candidatas ao Governo – Luciane Santos (PSTU), Sueli Rodrigues (PSOL) e Lourdes Melo (PCO) – outras três disputam a vice-governadoria – Regina Sousa (PT), Vanessa Tapety (PTC) e Cassandra Moraes (DEM) e duas candidatas ao senado – Albetiza Moreira (PCO) e Flávia Barbosa (PRP).


Lourdes Melo também concorre ao governo (Foto: Elias Fontinele/O Dia)


Sueli concorre à vaga no governo pelo PSOL (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Além destas, o TSE contabilizou seis mulheres como primeira suplente de senador e outras quatro compõem o grupo como segunda suplente. Já as chapas proporcionais contam com 43 candidatas a deputada federal e outras 71 na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Segundo a legislação, os partidos são obrigados a registrarem pelo menos 30% de candidaturas feminina. Esta é a primeira eleição em que as mulheres terão uma cota de participação no Fundo Público de Financiamento de Campanha. Pela determinação do TSE, elas também têm direito a 30% do total disponível, ou seja, R$ 510 milhões dos R$ 1,7 bilhão do Fundo.  

Maioria é de candidatas brancas

O cruzamento dos dados fornecidos na plataforma do TSE mostra ainda que no Piauí a maioria das candidatas se declararam brancas. O número corresponde a 58 das 133 mulheres registradas, o que equivale a 43,61% das candidaturas femininas.

De acordo com levantamento, outras 54 mulheres disseram ser da cor parda (40,60%) e o percentual de candidatas que se declararam pretas é 15,79%, o que corresponde a 21 mulheres. 

Por: Ithyara Borges e Nathalia Amaral
Mais sobre: