Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mulheres rurais participam de debate sobre violência de gênero

Mulheres rurais participam de debate sobre violência de gênero

10/08/2018 16:19

A promotora de justiça Amparo Paz, da 10ª Promotoria de Justiça – integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica (NUPEVID) –, participou, nessa quinta-feira (10), do I Encontro do Comitê de Políticas Públicas para Mulheres Rurais do Piauí, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).

Com o objetivo de empoderar mulheres rurais, o evento discutiu direitos das mulheres e a criação e implementação de políticas voltadas para a redução dos índices de violência. “A mulher que está no campo sofrendo uma violência não está sendo vista. O problema não é apontado e, então, ela sofre duplamente, porque não existe o enfrentamento a esta violência”, afirma Lúcia Araújo, uma das coordenadoras do evento.

Convidada para falar sobre os 12 anos da Lei Maria da Penha, a promotora Amparo Paz apresentou dados da violência contra a mulher no Brasil e no Piauí, detalhando as condutas previstas na legislação voltadas para o enfrentamento à violência.

“Em decorrência da falta de estrutura adequada para a implementação dos dispositivos da Lei Maria da Penha no interior do Estado, as mulheres rurais estão mais vulneráveis e invisibilizadas quando sofrem violência de gênero. Por isso, é importante incluí-las nesse debate, a fim de que conheçam seus direitos e possamos, juntas, reivindicar mais atenção por parte dos órgãos públicos responsáveis. O silêncio e ciclo de violência precisam ser rompidos em todos os ambientes”, destaca Amparo Paz.

Fonte: Ascom
Mais sobre: