Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Municípios ganham novo prazo para adequar suas alíquotas previdenciárias

Prefeituras que não cumprirem às exigências da Reforma da Previdência terão repasses da União bloqueados

04/08/2020 10:34

Os municípios com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) precisam adequar, até o dia 30 de setembro, suas alíquotas de contribuição aos padrões estipulados pela Reforma da Previdência, aprovada ainda em 2019.

O prazo para adoção dos ajustes terminaria no mês passado, porém, uma portaria da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho publicada na semana passada no Diário Oficial da União (DOU), prorrogou o cumprimento da exigência.

(Foto: Reprodução)

Segundo o último levantamento do DIA, dos 64 municípios piauienses que possuíam RPPS, apenas dois haviam aprovado novas regras previdenciárias em consonância com as diretrizes federais e não corriam o risco de sanções.


LEIA TAMBÉM: Municípios correm contra o tempo para aprovar reforma da Previdência 

Além do bloqueio de transferências voluntárias, as prefeituras que descumprirem o prazo também serão impedidas de celebrar uma série de operações financeiras com órgãos ou entidades da administração direta e indireta da União.

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o novo prazo é importante para evitar apontamentos de irregularidades e consequentes bloqueios no acesso aos recursos federais.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: