Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ônibus abandonados são tomados por usuários de drogas no Nova Teresina

Os moradores da região relatam que se sentem inseguros com a presença dos criminosos e cobram providências dos órgãos competentes.

11/07/2015 09:02

Quem entra no Conjunto Prado Júnior, bairro Nova Teresina, na zona Norte da capital, se depara com alguns ônibus estacionados em um terreno que fica ao lado do posto da Polícia Militar. Segundo os moradores da região, os veículos, caracterizados como transporte escolar, estão parados no local há bastante tempo e acabam sendo usados para consumo de drogas e outras práticas. 

Foto: Ana Paula Diniz/ODIA

Incomodada, a população já cobrou das autoridades competentes a retirada dos ônibus do local; porém, até o momento, nenhuma providência foi tomada. Cecília Maria Queiroz reside no conjunto Prado Júnior há seis anos e é proprietária de um bar. Ela conta que os transportes são usados como esconderijo para criminosos e que isso acaba colocando em risco a vida e a segurança da população. 

“A gente tem medo porque os criminosos podem se esconder dentro dos ônibus, ficar observando a gente, como está a movimentação, e depois querer vir aqui e roubar. É errado estacionarem esses ônibus aí, porque esse espaço é para ficar livre, para que os policiais do posto possam ter uma visão ampla do conjunto”, disse. 

Ainda de acordo com a moradora, além do uso de drogas, muitas pessoas vão ao local para praticar atos sexuais. Cecília Maria conta que o maior medo dos moradores é que esses usuários tenham algum surto por conta das drogas e a população seja prejudicada de alguma forma.

 “Se tem drogas, tem briga, e aí pode ser que eles briguem, troquem tiro e acaba acertando a gente. Tirando esses ônibus melhoraria muito a nossa segurança. É comum ver casais entrando nos ônibus e depois a gente só vê um monte de camisinhas no local”, relata. 

Ana Cristina Pereira reside no Conjunto Prado Júnior há seis anos e afirma que os ônibus abandonados estão parados no local há mais de oito meses. De acordo com ela, diversos ofícios já foram encaminhados à Prefeitura de Teresina para que providências fossem tomadas e os ônibus fossem retirados. 

“A comunidade não quer mais aqueles ônibus ali, porque é muito perigoso, porque alguns ônibus não têm mais vidro e pessoas suspeitas entram lá para fazer o que não deve. Nós já chamamos a fiscalização, eles vieram, olharam, falaram que iam notificar os donos dos ônibus, mas até agora ficou na mesma”, disse. 

Para Ana Cristina, se os ônibus são escolares e fazem o transporte das crianças que residem no bairro para as escolas municipais, isso significa que a Prefeitura também tem responsabilidade sobre a fiscalização dos veículos e autoridade para fazer a retirada dos ônibus do local. 

Resposta 

Segundo a Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), uma equipe de fiscalização já foi acionada e se dirigirá ao local para averiguar a situação dos ônibus escolares, bem como notificar os proprietários dos veículos. Após serem notificados, os donos terão um prazo a cumprir para removerem os ônibus do terreno. Caso a determinação não seja cumprida, os veículos serão rebocados.

Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: