Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauiense, ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso morre aos 87 anos

Natural de Parnaíba, o ex-ministro morreu de causas ainda desconhecidas em casa, na cidade do Rio de Janeiro.

19/02/2019 16:57

Morreu nesta terça-feira (19), no Rio de Janeiro, o economista piauiense e ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, aos 87 anos. O piauiense natural da cidade de Parnaíba morreu de causas ainda desconhecidas. A informação é da Agência Brasil.

Em entrevista à Agência Brasil, o irmão do ex-ministro, o consultor econômico Raul Velloso, informou que Reis Velloso morreu em casa. “Foi repentino. Ele estava sentado, virou a cabeça para o lado e morreu”, disse à agência de notícias, acrescentando que o irmão sofria de problemas de saúde agravados após uma cirurgia no coração.

Formado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Economia pela Universidade de Yale, nos EUA, Reis Velloso foi nomeado ministro do Planejamento durante os governos de Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, permanecendo no cargo entre 1969 e 1979.

Piauiense, ex-ministro João Paulo dos Reis Veloso morre aos 87 anos. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O ex-ministro foi homenageado pela Universidade Federal do Piauí com o título de Doutor Honoris Causa e a ele é dado o nome de um dos campus da instituição, localizado na cidade de Parnaíba.  A UFPI divulgou uma nota de pesar nesta terça-feira lamentando a morte de Reis Velloso.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, lamentou a morte do ex-ministro e destacou a sua importância no cenário nacional e local. "Ele foi um dos grandes economistas desse país, participou de vários governos formulando políticas e estratégias para o país. Ele não foi importante apenas no cenário nacional. Aqui no Piauí, ele teve papel importante porque, quando ministro nos dois governos, foi o responsável por alavancar grandes investimentos para nosso Estado, especialmente na época do ex-governador Alberto Silva, que trouxe um processo de modernização muito grande para o Piauí na década de 70. Teresina se sente triste, nesse momento, e a gente externa nosso pesar e solidariedade aos seus familiares", disse.

O governo do Estado também manifestou pesar pela morte do ex-ministro e declarou luto oficial de três dias pelo seu falecimento. Em nota, o governo também se solidarizou com familiares, amigos e admiradores.

Por: Nathalia Amaral, com informações da Agência Brasil.
Mais sobre: