Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ponte Anselmo Dias, que liga zona Sul à zona Sudeste, é inaugurada hoje

Ao todo, a Ponte tem seis faixas, sendo duas exclusivas para ônibus. Também há faixas exclusivas para o tráfego de ciclistas e um passeio para circulação de pedestres

07/09/2016 08:21

A Ponte Anselmo Dias, que liga a zona Sul à zona Sudeste de Teresina, será inaugurada hoje (7). A obra, que tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos na região, iguala- -se à Ponte Estaiada na quantidade de faixas; ao todo, são seis faixas, três em cada sentido, sendo duas faixas exclusivas para ônibus. Com investimento de R$ 72 milhões, a ponte também possui duas faixas exclusivas para tráfego de ciclistas e um passeio de dois metros para circulação de pedestres.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Tarcísio Almada, a construção da Ponte Anselmo Dias é mais uma opção para quem trafega entre as zonas Sul e Sudeste de Teresina. Além disso, a obra interligará as zonas Sudeste e Leste através do prolongamento da Avenida Cajuína, que também está previsto no projeto.

“A Ponte foi construída de concreto com estrutura metálica. Ela tem 26 metros de largura e 327 metros de comprimento. Foi levada em consideração a ligação mais próxima entre as zonas Sul e Sudeste, e também com o intuito de desafogar o trânsito da Ponte do Tancredo Neves. Futuramente, com o prolongamento da Avenida Cajuína, esperamos promover também a ligação entre a zona Sudeste e a zona Leste. A previsão de entrega do prolongamento é para dezembro deste ano”, explica.


Obra deve melhorar o fluxo de veículos na região e desafogar a Ponte do Tancredo (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Mudanças no trânsito

Com a construção da Ponte Anselmo Dias, estão previstas algumas mudanças no trânsito da região, com a instalação de semáforos e a transformação da rotatória do Dirceu em um cruzamento semaforizado. De acordo com o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), José Falcão, as intervenções são para organizar o tráfego de veículos.

“Com a nova Ponte, foram necessárias algumas intervenções para organizar o tráfego da região. Do lado da Ponte pela zona Sul, nós vamos ter um cruzamento com a Avenida Celso Pinheiro, conhecida como Estrada da Alegria, onde está instalado um semáforo. E também, no prolongamento da Avenida Gil Martins até a Ponte, teremos outro semáforo. Do lado da zona Sudeste, a rotatória foi transformada em um cruzamento semaforizado que liga a Avenida Principal do Dirceu com a BR- 226”, esclarece José Falcão.

O diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans afirma ainda que serão feitos estudos na região para avaliar o trânsito. “O aumento do fluxo de veículos vai ser extremamente representativo. Nós vamos avaliar o tráfego, especialmente na quinta-feira pela manhã, para termos uma noção de como os semáforos serão reprogramados, caso haja necessidade. A abertura dos semáforos vai depender dos horários, vai ser adequado de acordo com a necessidade identificada. Se nós observarmos que não está atendendo à necessidade, vamos intervir para reduzir ao máximo algum congestionamento que possa acontecer”, pontua José Falcão.

Por: Nathalia Amaral - Jornal O Dia
Mais sobre: