Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Por conta de paralisação, serviços em agências bancárias ficam suspensos

Os bancários do Piauí decidiram aderir ao movimento nacional da categoria contra a Reforma da Previdência e fará ato pelas ruas do Centro.

19/02/2018 07:58

Quem procurar por serviços nas agências bancárias do Piauí nesta segunda-feira (19) poderá ter alguma dificuldade para conseguir atendimento. Isso porque os bancários do Estado decidiram aderir ao movimento nacional de paralisação das atividades, em protesto contra a Reforma da Previdência. Por volta das 9 horas, a categoria fará um ato, marchando pelas ruas do Centro de Teresina.

Em todo o Brasil, os Sindicatos também farão manifestações semelhantes. As entidades seguem a convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), que tem criticado ferrenhamente a campanha do governo Michel Temer pela votação da PEC 287-A, que versa sobre as novas regras de funcionamento da Previdência Social.


Foto: Elias Fontinele/O Dia

Para João Neto, vice-presidente do Sindicatos dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI), a essência do projeto da Reforma da Previdência é tornar inviável a aposentadoria no Brasil e transferir para as mãos das instituições financeiras privadas o controle do sistema previdenciário público. “A votação da reforma estava prevista para hoje ou amanhã em Brasília, mas talvez não aconteça por causa da intervenção militar no Rio. Entretanto, nós não confiamos nesse Governo e não duvidamos que o decreto de intervenção seja suspenso só para que o projeto seja votado”, afirma João Neto.

A concentração dos bancários vai acontecer na Rua Álvaro Mendes e na Praça Rio Branco, em frente à agência da Caixa Econômica. Por conta da manifestação, os serviços de pagamento de contas e saques direto no caixa, além do processamento de depósitos, não serão feitos nesta segunda-feira. Somente o autoatendimento nos caixas eletrônicos é que funcionarão normalmente no dia de hoje.


Foto: Elias Fontinele/O Dia

Para evitar transtornos e tumultos, a categoria pede que aqueles que precisarem de atendimento procurem as agências bancários dos bairros mais afastados do Centro, pois a intenção é que as maiores agências em funcionamento na Capital parem completamente durante parte do dia de hoje.

O vice-presidente do SEEBF-PI informou que a decisão sobre greve geral da categoria será tomada em assembleia com data ainda a ser marcada. Pelo menos por enquanto, os bancários farão somente uma paralisação de um dia.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: