Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prédio do Sesc será abrigo da PMT para pessoas em situação de rua

Valdeci Cavalcante colocou o prédio à disposição da Prefeitura de Teresina para adaptação do local para ser um ponto de apoio para a população sem-teto.

06/01/2021 11:17

O impasse envolvendo a criação de um abrigo para pessoas em situação de rua na Capital parece ter chegado ao fim nesta quarta-feira (06), após o presidente da Fecomércio no Piauí, Valdeci Cavalcante, colocar o prédio do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado na Avenida Maranhão, à disposição da Prefeitura de Teresina para adaptação do local para ser um ponto de apoio para a população sem-teto.

Durante visita ao prédio do Sesc, na manhã de hoje, Valdeci Cavalcante apresentou ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), e ao vice-prefeito, Robert Rios (MDB), a estrutura do local, que conta com refeitório, cozinha, câmara frigorífica, depósito, banheiros, entre outras salas.

Foto: Reprodução

“Tudo que funcionava aqui foi transferido para o centro cultural novo. Nosso objetivo era leiloar para fazer um shopping e também alugar, mas agora apareceu essa demanda do município e nós queremos colaborar, principalmente sabendo que você tem o dom de inovar como eu”, destacou o presidente da Fecomércio.

Enquanto conhecia as dependências do local, Dr. Pessoa agradeceu ao presidente da Fecomércio e disse que essa é uma missão dada por Deus. "Recebemos com alegria essa cooperação do Sesc, pois queremos ajudar aquelas pessoas que são excluídas dos ditames da Constituição Federal, que garante a qualidade de vida e a assistência social. Queremos criar esse ponto de apoio para essas pessoas vulneráveis. Fazer justiça social é um dos focos principais da nossa gestão", afirmou o prefeito.

A cessão do prédio ocorre em regime de comodato, um empréstimo que não acarretará em ônus para o município. O local será transformado em um ponto de assistência às pessoas em situação de rua, onde receberão total assistência médica, alimentar e social. Será um local de passagem que não contará com dormitórios. 

Segundo a Prefeitura de Teresina, as coordenadoras do abrigo serão as esposas de Dr. Pessoa, Samara Conceição, e do vice-prefeito Robert Rios, Larissa Monteiro. As duas trabalharão no local de forma voluntária, sem receber salário.

Entenda

Segundo o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), a atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica deverá ser uma das primeiras prioridades da sua gestão. Por isso, a PMT deverá construir abrigos nas quatro zonas de Teresina para prover alimentação, banheiros e dormitórios para os sem-teto. O prefeito chegou a anunciar que o prédio do Cine Rex, localizado no complexo da praça Pedro II, seria o ponto de apoio do Centro de Teresina, mas a decisão foi criticada por especialistas em arte e cultura e artistas teresinenses, já que o prédio faz parte do Patrimônio Cultural do Piauí.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: