Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PRF intensificará policiamento nas estradas durante o Carnaval

Operação se estende até quarta-feira (14). Veja dicas de segurança para poder aproveitar melhor sua viagem.

09/02/2018 10:27

Começou hoje (09) a Operação Carnaval 2018 da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Até a próxima quarta (14), as estradas federais que cortam o Piauí terão seu policiamento reforçado para evitar ocorrências de acidentes e outras práticas criminais. Serão montadas barreiras nos principais pontos de aglomeração de veículo, com o objetivo de dar mais segurança para aqueles foliões que se deslocam a outras cidades para brincar o Carnaval. Os focos da ação são principalmente as estradas que levam aos municípios de Água Branca, Floriano, Picos, Piripiri, Barras, Barra Grande, Luís Correia e Parnaíba.


Foto: Moura Alves/O Dia

“O Carnaval é um dos períodos mais críticos do calendário nacional de operações da PRF, por conta com um grande fluxo de veículos nas estradas e o uso abusivo de álcool é uma das nossas principais preocupações. Portanto, vamos intensificar a fiscalização nas condutas consideradas mais graves como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e a falta de equipamentos de segurança como capacetes para motociclistas, cinto e as cadeirinhas infantis”, explica o inspetor Barros Filho.

Somente no Carnaval do ano passado, a PRF registrou 1.696 acidentes, sendo 323 graves, além de 140 mortes. Mais de duas mil pessoas foram multadas por dirigir sob efeito de álcool, 214 foram presas e mais de 108 mil motoristas foram flagrados trafegando com excesso de velocidade. A PRF registrou ainda 12 mil ultrapassagens proibidas e prendeu 800 pessoas por diversos crimes, retirando de circulação 1,5 tonelada de maconha e quase 50 Kg de cocaína.

Para evitar que o feriado do Carnaval se transforme em tragédias e perdas, os foliões que forem pegar a estrada devem ficar atentos às seguintes orientações da PRF para uma viagem mais segura:


Foto: Arquivo O Dia

Planejamento da viagem – o motorista deve se informar sobre as distâncias que vai percorrer, condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada e não deve esquecer a documentação pessoal e do veículo.

Revisão preventiva – o motorista deve providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Os faróis devem ficar acesos para que o veículo possa ser visto de longas distâncias, os pneus devem estar calibrados e em bom estado, o motor também deve estar revisado, com e nível de água do radiador em dia. O condutor deve verificar também a presença e estado de equipamentos de porte obrigatório como estepe, macaco, triângulo, chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo.

Pausas para descanso – o condutor deve programar parada a cada três horas. A PRF alerta que quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, em que se perde a percepção da realidade à sua volta. Ela vem acompanhada ainda de sonolência, perda de reflexos e de força motora.

Atenção redobrada – observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Nos trechos em obra, deve-se reduzir a velocidade e obedecer a sinalização do local.

Cinto de segurança – usar sempre o cinto. O condutor e os passageiros que forem flagrados sem o equipamento estarão sujeitos a pagar multas e serem autuados por infração de trânsito.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da PRF-PI
Mais sobre: