Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto da UESPI lança documentários com jovens do campo

'O Campo é Nosso Presente' agrega trabalhos sociais e políticos de jovens do campo afim de potencializar e animar suas atuações em comunidade.

07/08/2018 13:19

Documentários com jovens do campo é lançado nas comunidades de Bom Jardim na cidade de Sigefredo Pacheco e em Vitória do município de Pedro II. A produção é fruto do projeto 'O Campo é Nosso Presente', desenvolvido pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) por meio do programa extensionista Humanismo Caboclo. O projeto agrega trabalhos sociais e políticos de jovens do campo afim de potencializar e animar suas atuações em comunidade. O lançamento foi realizado nos dias 05 e 06 de agosto. 


Lançamento dos documentários em Bom Jardim na cidade de Sigefredo Pacheco e em Vitória do município de Pedro II. Foto: Reprodução/Joaquim Cantanhêde. 

Na comunidade Vitória, a igreja de Nossa Senhora das Graças se fez tela para exibir o documentário “Vitória: juventude de fé e luta”, narrativa audiovisual que conta, segundo perspectiva dos jovens do povoado, a história do grupo “Jovens Guerreiros com Cristo (JGC)”, um relato dos desafios, lutas e vitórias de uma juventude protagonista. Já os estudantes da Unidade Escolar Antônio Camelo Barbosa, localizada na comunidade de Bom Jardim em Sigefredo Pacheco assistiram o documentário “Diálogos Juvenis: os desafios de ser jovem do campo”, que narra o trabalho do grupo “Jovens Preocupados com o Mundo (JPM)”. A produção traz perspectivas sobre a realidade da comunidade e destaca o protagonismo juvenil com um dos caminhos para uma transformação que contemple toda a diversidade que o campo abriga.

“Parece que foi ontem a primeira conversa, o início de tantas idas e vindas, movidos por um objetivo: contar sobre esse campo que é nosso presente. Cada etapa foi uma soma, uma lição, detalhes que aprendemos. Foram muitos os retornos, mas esse foi certamente o mais especial”, afirma Joaquim Cantanhêde, estudante de Comunicação Social da UESPI e integrante do programa extensionista, Humanismo Caboclo.


Lançamento dos documentários em Bom Jardim na cidade de Sigefredo Pacheco e em Vitória do município de Pedro II. Foto: Reprodução/Joaquim Cantanhêde. 

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Luciano Melo, a iniciativa deu-se a partir da execução de oficinas com os jovens do campo em prol de melhorias e atuações efetivas em suas comunidades. “O Campo é Nosso Presente é fruto das oficinas de "Comunicação Popular" e "Sociologia e Juventudes", desenvolvidas na Escola Família Santa Ângela (EFASA), no município de Pedro II, com jovens estudantes moradores do campo. Com intuito de mostrar que a juventude não é um futuro distante: é um presente dinâmico e fruto das ações de jovens reais”, disse.

Além da exibição dos documentários nos respectivos povoados, a oficina “Juventude do Campo – desafios para sermos mais” possibilitou um maior diálogo sobre o campo segundo a juventude a partir de suas vivências, onde propuseram ações que pretendem desenvolver. O lançamento faz parte do trabalho do Humanismo Caboclo, através do projeto “O Campo é Nosso Presente”, realizado em parceria com a UESPI e EFASA. Para o próximo semestre estão previstas novas produções em outras comunidades.


Atividades desenvolvidas por jovens participantes do projeto. Foto: Reprodução/Joaquim Cantanhêde

Fonte: Da redação
Mais sobre: