Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PT discute apoio ao nome de Hélio Isaías para presidência da Alepi

A expectativa é que o partido ratifique o apoio ao candidato a presidência da casa anunciado pelo Progressitas (PP), o deputado Hélio Isaías.

15/12/2018 08:15

O Partido dos Trabalhadores (PT) reunirá seus deputados estaduais neste sábado (15), durante evento da sigla, para deliberar sobre a eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). A expectativa é que o partido ratifique o apoio ao candidato a presidência  da casa anunciado pelo Progressitas (PP), o deputado Hélio Isaías.

PT discute apoio ao nome de Hélio Isaías para presidência da Alepi. (Foto: Assis Fontenele/O Dia)

 “O PP, reafirmando o nome do Hélio, posso dizer que, pessoalmente, recebo com muita alegria, mas só posso tomar uma posição partidária depois que o partido se manifestar, que será amanhã”, comenta Assis, que há algum tempo já discute com o senador Ciro Nogueira (PP) uma aliança entre as siglas para a disputa. Embora a aproximação entre PT e PP seja pública, um apoio automático ao nome de Hélio Isaías na eleição da ALEPI é descartado. 

De acordo com Francisco Costa (PT), recém eleito deputado estadual, apesar da boa relação entre os partidos, o PT precisa discutir as propostas dos Progressistas, embora que não veja dificuldades para a aliança. “Precisamos conversar melhor e discutir qual é o pensamento, sendo realmente o Hélio realmente o candidato. Saber qual suas propostas para esse primeiro biênio a frente da Assembleia (...) Naturalmente seria precipitado dizermos que está tudo resolvido, sem termos uma conversa clara”, diz o futuro parlamentar. 

Segundo Francisco Costa, o PT também tem planos de ter um candidato à presidência da ALEPI, mas ressalta que a sigla pode abrir mão do pleito para compor com o PP ou com outra sigla de consenso. Por sua vez, Assis garante unidade da bancada petista. “Somos um partido que anda unido, então a possibilidade de não temos unanimidade é zero. A posição que o PT serão cinco votos”, finaliza. 

Edição: João Cavalcante
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: