Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reabertura econômica: Veja os setores que voltam nesta segunda (10)

Além de oito atividades econômicas, estará de volta também o Shopping da Cidade, no centro da capital

09/08/2020 16:36

A reabertura das atividades econômicas em Teresina chega a sua terceira fase nesta segunda-feira (10/08) com o retorno de novos setores. De acordo o plano elaborado pelo Comitê de Operações Emergencial  (COE) da Prefeitura de Teresina, está autorizado o retorno de oito atividades. São elas:

  • Serviços de cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza;
  • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento;
  • Transportes rodoviários;
  • Serviços de reparação e manutenção de equipamentos de informática e comunicação;
  • Serviços de reparação e manutenção de objetos pessoais e domésticos
  • Setor de fabricação de máquinas e equipamentos;
  • Atividades de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos;
  • Atividades da administração pública geral, direta e indireta, relações exteriores e Justiça.

Nesta segunda-feira (10/08) estão de volta ainda as atividades do Shopping da Cidade, no centro. Segundo o Instituto de Negócios do Piauí, que gerencia o espaço, o local vai funcionar em horário reduzido, das 9h às 15h, e com revezamento de dias. Nas segundas e quartas-feiras, abrirão os boxes com portas voltadas para a Praça da Bandeira, e nas terça e quintas-feiras, os boxes com portas para a Avenida Maranhão. O Shopping fica fechado às sextas-feiras e nos finais de semana. 


Leia também

Covid-19: Piauí é referência nacional ao usar programa para monitorar a doença 


O prefeito Firmino Filho lembrou que os setores devem respeitar os protocolos de segurança contra o novo coronavírus para que o número de novos casos confirmados e óbitos continue desacelerando e a próxima etapa da reabertura econômica que prevê o retorno de bares e restaurantes seja garantida.

Foto: Jailson Soares / O Dia

“Essa é uma etapa importante e que inclui o serviço público. Então, todos os setores devem seguir as orientações de segurança e higiene para evitar a disseminação do novo Coronavírus. Essas medidas são fundamentais para que possamos avançar para a etapa seguinte”, disse o gestor. 

Firmino disse ainda que irão ocorrer fiscalizações nos estabelecimentos. Os locais flagrandos descumprindo as medidas estabelecidas poderão sofrer multas, interdição e cassação do alvará de funcionamento. 

Já os decretos do Governo do Estado autorizam o retorno de novos setores a partir desta segunda-feira nos municípios do interior do Piauí. Retornarão: 

  • Seguros e serviços relacionados: envolve atividades e corretoras de seguro, previdência;
  • Administração pública, defesa e seguridade social:
  • Atividades administrativas e serviços complementares: atividades de seleção de mão de obra e fornecimento de recursos humanos para terceiros, teleatendimento;
  • Informação e comunicação: atividades de serviços de tecnologia da informação, cinematográficas, atividades de rádio e de televisão, gravação de som e edição de música, telecomunicações;
  • Atividades de serviços pessoais: envolve clínicas de estética e similares,cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza, outras atividades de serviços pessoais.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: