Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reforço das políticas públicas é necessário, defende procurador

Para Edno Moura, é preciso fomentar nos agentes envolvidos a necessidade de elaborar, aperfeiçoar, monitorar e avaliar as práticas estatais de combate ao trabalho infantil

13/07/2019 11:32

São muitos os atores que pesam no combate ao trabalho infantil. Neste contexto, alimentar a consciência crítica e o conhecimento de que a prática põe milhares de crianças em situações de risco e vulnerabilidade são essenciais e, mais ainda, cobrar políticas públicas eficientes para combater o problema. Não basta dizer ‘não’ quando o assunto é trabalho infantil, é preciso estratégias de combate. 

Para isso, cobrar ações que eliminem a situação de vulnerabilidade das famílias de crianças e adolescentes que, por várias questões, colocam os filhos para trabalharem de maneira precoce, é fundamental. 

 Edno Moura, procurador do Ministério Público do Trabalho do Piauí (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

“Uma das coisas que mais me preocupa é o empoderamento criado quando um chefe de Estado defende a prática. Ele acaba empoderando pessoas que já tinham essa visão e se sentem estimuladas em fazer essa defesa. O estado brasileiro, por força da Constituição, tem que ter políticas públicas para enfrentar o trabalho infantil, mas se um presidente faz apologia, a gente tem uma indicação muito clara que não teremos a afirmação de políticas públicas voltadas ao combate ao trabalho infantil. Isso é extremamente preocupante”, alerta Edno Moura, procurador do Ministério Público do Trabalho do Piauí. 

Na sociedade, segundo o procurador, é preciso fomentar nos agentes envolvidos a necessidade de elaborar, aperfeiçoar, monitorar e avaliar as práticas estatais de combate ao trabalho infantil, seja na área da saúde, esporte, cultura e lazer. Através das políticas públicas, mesmo em situações de pobreza, as crianças poderão desfrutar da sua infância, usufruindo de todos os direitos estabelecidos na Constituição.


Leia mais

"Falar de trabalho infantil também é falar de exploração sexual" 

Mais de 1200 casos de trabalho infantil já foram notificados no Piauí 

Por: Glenda Uchôa
Mais sobre: