Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Restaurantes apostam em promoções para atrair teresinenses na noite de natal

Mesmo em meio a pandemia, setor tem uma boa expectativa para a data

20/12/2020 10:30

Os bares e restaurantes de Teresina já estão se organizando para receber famílias e amigos durante a noite de natal. Os estabelecimentos estão com vagas abertas para reservas e as promoções têm sido o diferencial para atrair os consumidores. Alguns restaurantes estão investindo em bandas e música ao vivo, já outros, estão fazendo promoções de pratos ou jantares, tanto para famílias como para confraternizações.

Natália Macário, diretora executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Piauí (Abrasel-PI) conta que a expectativa para o natal deste ano é boa, mesmo levando em consideração o momento de pandemia que vivemos. Ela comenta que muitas pessoas estão optando por encomendar as ceias nos restaurantes e que, em alguns estabelecimentos, essa modalidade já esgotou devido à grande procura.

(Foto: Divulgação)

“Nessa primeira quinzena de dezembro a procura por restaurantes estava bem grande, não só para confraternizações, que são tradicionais nesta época, como para quem quer comemorar em casa e está procurando os restaurantes para encomendar sua ceia, já que tem valido mais a pena do que comprar os itens no supermercado e preparar em casa. Então, quem quiser escolher esta modalidade, deve escolher logo o restaurante de seu agrado e fazer a reserva, até porque é importante lembrar que a maioria das cozinhas estão com funcionários reduzidos desde a volta da pandemia”, fala.

Natália Macário salienta que os estabelecimentos estão seguindo todos os protocolos de segurança, no intuito de evitar aglomerações. Além disso, continua obrigatório o uso de máscaras e a utilização de álcool gel.

“Os protocolos de segurança não mudaram, a única coisa que mudou é que agora é permitido o uso da área kids, mas seguindo os mesmos cuidados com máscara e o número reduzido de crianças no local para evitar aglomeração”, comenta.

Nos protocolos e decretos emitidos pelo Governo do Estado não foi determinada a quantidade de mesas que os estabelecimentos devem disponibilizar na noite de natal. Segundo Natália, isso é feito mantendo o distanciamento de dois metros entre as mesas, garantindo também o espaço de trânsito dos garçons, que devem fazer uso de equipamentos de proteção individual.

“Se for em um buffet, local fechado e exclusivamente para aquela confraternização, é indicado que receba apenas 40% da sua capacidade, ou 100 pessoas, todas elas com o uso das máscaras. Esses cuidados são necessários para que não aconteça como tem ocorrido em outros locais, que estão retrocedendo”, disse.

Os bares e restaurantes funcionarão até às 00h, seguindo as recomendações do governo. “Esperamos que com a proximidade, e acompanhando os relatórios de contaminação, que seja estendido o horário, para que as pessoas não sejam forçadas a funcionar fora do que for determinado e não ter problema com ninguém”, acrescentou a representante da Abrasel no Piauí.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: