Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Resumo da semana: confira o que foi notícia

O Portal O Dia separou as matérias que foram destaques ao longo da semana

11/10/2020 09:04

Neste domingo (11), o PortalODIA.com traz um resumo das reportagens que mais repercutiram ao longo da semana em Teresina, no Piauí, no Brasil e no Mundo. Então, se perdeu alguma notícia, confira abaixo os principais destaques.

Segunda-feira (05 de outubro)

Op. Tamoio: 54 pessoas são presas no Piauí em ação contra fraudes em veículos 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) apresentou na manhã desta segunda-feira (05) o balanço da Operação Tamoio VI, deflagrada no Piauí e em mais nove estados para combater diversos crimes praticados ao longo das rodovias federais brasileiras. Aqui no estado, as ações se voltaram para o combate a fraudes em veículos e resultaram na prisão de 54 pessoas.


Dentre os presos há quatro acusados de tráfico de drogas, uma pessoa conduzida por uso de documento falso, quatro pessoas presas por porte ilegal de arma de fogo, quatro pessoas detidas por crimes ambientais, 14 pessoas por dirigir sob efeito de álcool, 7 por crime de receptação de veículos e três pessoas por crime de descaminho. Além destas, seis pessoas foram autuadas por porte de drogas para consumo e foram cumpridos ainda dois mandados de prisão por estelionato.

Bandidos arrombam cofre de drogaria no bairro Monte Castelo 

A Polícia Militar foi acionada nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (05) para atender a uma ocorrência de arrombamento em uma drogaria localizada no cruzamento das Avenidas Barão de Castelo Branco com Odilon Araújo, no bairro Monte Castelo. Bandidos invadiram o estabelecimento durante a madrugada e arrombaram o cofre.

(Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Os criminosos, de acordo com informações coletadas junto ao Comando do 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM), usaram um maçarico para conseguir abrir a estrutura de metal do cofre. No momento do ocorrido, a drogaria estava vazia. A PM está recolhendo e analisando câmeras de segurança nas redondezas do estabelecimento para tentar identificar suspeitos, mas até o momento nenhuma prisão relacionada ao caso foi efetuada.

Desembargador José Ribamar Oliveira é eleito presidente do TJ-PI 

O desembargador José Ribamar Oliveira foi eleito o novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) para o biênio 2021/2022. Ele possui 50 anos de carreira no serviço público e, destes, 46 são destinados à magistratura. A eleição, a primeira do poder judiciário realizado por meio de uma vídeo conferência, aconteceu na manhã desta segunda-feira (05) e a votação ocorreu durante a 80ª Sessão Ordinária Administrativa do Tribunal Pleno. 

O Desembargador Ribamar Oliveira disse, em discurso, que seu projeto de gestão terá como foco a prestação de serviços com celeridade e eficiência. “Estamos pensando em mecanismos que possam alavancar a desejável celeridade, se não a curto, pelo menos a médio prazo", frisou. Ele falou ainda sobre barreiras que enfrentará nos próximos anos. "2020 foi um ano atípico e ao passo que 2021 também não se apresenta como promissor. Fala-se de dificuldades orçamentárias, os quadros funcionais não poderão ser preenchidos, cursos não poderão ser realizados, e ajuste salarial não poderá ser concedido", pontuou. 

Moradores da Vila Apolônia fazem manifestação contra a falta de luz 

Moradores da Avenida Boa Esperança, no bairro Vila Apolônia, na Zona Norte de Teresina, fizeram uma manifestação na tarde desta segunda-feira (05) reclamando da falta de luz na região que já dura mais 24 horas. Eles tocaram fogo em pedaços de madeira e interditaram a avenida. A Polícia Militar (PM) foi acionada para acompanhar o movimento. 

(Foto: Jailson Soares/ODIA)

A moradora Maria Lúcia disse à O Dia TV que a falta de energia já dura mais de 24 horas depois que um caminhão em alta velocidade rompeu um fio de alta tensão. Os moradores tiveram que fechar a avenida para evitar acidentes por causa dos fios descascados que ficaram no chão.

Valéria faz gol pelo Madrid e vai às lágrimas 

A atacante Valériaesteve em campo no último domingo (4), na Espanha. Em jogo válido pela 1ª rodada da Primeira Liga Espanhola Feminina a piauiense marcou o único gol e deu vitória ao Madrid diante o Granadilla Tenerife, por 1 a 0. Foi a primeira partida após a pausa de seis meses devido a pandemia de covid-19. Ao marcar o gol, Valéria Cantuário foi às lágrimas nos braços de suas companheiras.

(Foto: Reprodução/LaLiga)

Essa é a primeira passagem da atacante piauiense em terrenos estrangeiros e até por isso uma cobrança maior, pois o objetivo é que mesmo com uma derrota interrompida e meio que pela metade Váleria possa ser lembrada por Pia (técnica da Seleção) em possíveis convocações adiante.

Piauí registra caso de peste suína clássica em Parnaíba 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou nesta segunda-feira (5) um foco de Peste Suína Clássica (PSC) no Piauí. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Pedro Leopoldo (MG), por técnica de diagnóstico molecular (RT-PCR em Tempo Real). 

(Foto: Reprodução/GovernoFederal)

O caso ocorreu no município de Parnaíba, norte do estado, em criatório de suínos para subsistência. Segundo o ministério, o estado é localizado fora da zona reconhecida como livre de PSC pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Terça-feira (06 de outubro)

Bando invade supermercado para roubar joalheria e acaba roubando bijuterias 

Quatro bandidos armados com pistolas e revólveres invadiram um supermercado na Avenida Homero Castelo Branco, em Teresina, na noite de ontem (05) para assaltar a joalheria que funciona dentro do estabelecimento. Mas o roubo não foi bem sucedido. É que de acordo com a polícia, eles subtraíram objetos do box de bijuterias e não as joias. 


A ação aconteceu por volta das 22 horas e foi flagrada por câmeras de segurança do supermercado. As imagens mostram quatro homens encapuzados descendo de um carro e invadindo o estabelecimento enquanto alguns clientes saem correndo. Do lado de dentro, eles rendem o segurança, de quem roubaram a arma e o colete balístico. No entanto, o grupo atacou o boxe de venda de acessórios que fica ao lado da entrada, e não a joalheria que fica alguns passos à frente.

Operação Aesta: em Teresina, polícia prende sete pessoas por tráfico e homicídio 

Sete pessoas foram presas na Operação Aesta. Tratam-se de acusados de roubo majorado, ou seja, com uso de arma e ameaça às vítimas, e acusados de tráfico de drogas. De acordo com o delegado Willame Morais, coordenador da DICAP, todos os alvos das operação são reincidentes, ou seja, já passaram pelo sistema prisional, fugiram e agora possuem mandados em aberto em seu desfavor para recaptura.

(Foto: Reprodução/PolíciaMilitar)

"Alguns são mandados de recaptura em que o juiz remete uma nova ordem de prisão. Até o momento, ocorreu tudo dentro da normalidade, sem qualquer resistência por parte dos alvos. É que quando a gente vai até o local, já vai com todo um levantamento anterior e cercamos a área onde o alvo está de modo que não tenha como ele tentar fuga", explica o delegado Willame.

Cabo da PM é baleado na cabeça em tentativa de assalto em Teresina 

Um cabo da Polícia Militar do Piauí, identificado apenas como Airton, foi baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto ocorrida na porta de uma clínica localizada na Avenida Jóquei Clube, próximo da Rua Helvídio Ferraz. Ele trabalhava como segurança do estabelecimento, quando foi abordado por um homem que chegou anunciando o assalto.

(Foto: Reprodução)

O momento foi registrado por câmeras de segurança da clínica. O cabo Airton está sentado em um canteiro, mexendo no celular, quando o assaltante aparece usando um capacete, jaqueta preta e calça jeans azul clara. Ele mostra a arma, toma o celular do PM e manda que ele vire de costas. É o momento em que o cabo Airton saca a própria arma e atira em direção ao suspeito, que revida com mais disparos.

Retorno das aulas presenciais no Piauí volta a ser suspenso 

Decisão do juiz Carlos Wagner Araújo Nery da Cruz, titular do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) indeferiu liminar expedida pela desembargadora Liana Chaib e suspendeu o retorno das aulas presenciais para os alunos de 3º ano do Ensino Médio e pré-vestibular no Piauí. Este é mais um capítulo dos impasses judiciais em torno da retomada do ensino nas escolas do Estado.

Traficante foragido da Justiça de Teresina é preso em Timon 

Um homem identificado pelas iniciais J.R.A, de 30 anos, foi preso em sua residência nesta terça-feira (06) pela Polícia Civil de Timon, no Maranhão. Segundo a polícia, contra ele haviam dois mandados de prisão em aberto.

 “Os processos dele são do ano de 2017. Ele é considerado um traficante perigoso que atuava na cidade de Teresina. Ele foi condenado em 2018 nos dois processos por tráfico de drogas e associação para o tráfico”, disse o Claudio Mendes, delegado titular do 2º DP de Timon.

Quarta-feira (07 de outubro)

Acusado de matar menino de 5 anos em Colônia do Gurgueia vira réu 

A juíza Luciana Claudia Medeiros de Souza Brilhante, titular da Vara Única de Manoel Emídio, aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público acusando Francisco de Assis Ferreira de Sousa pela autoria do assassinato do menino Ronyssandro Queiroz de Sousa. Com isso, ele passa da condição de acusado para a condição de réu no processo. A decisão foi proferida no último dia 30 de setembro.

(Foto: Reprodução/PolíciaCivil)

Na denúncia, o ente ministerial relata que Francisco de Assis matou Ronyssandro com golpes de arma branca após uma discussão com o pai do menino, e que ele tirou a vida da criança em vingança contra a família dele. Preso, Francisco confessou o crime afirmando que na verdade desejava matar o pai de Ronyssandro.

PRF prende quadrilha suspeita de realizar assaltos em Teresina 

Na tarde desta terça-feira, 06, Policiais Rodoviários Federais prenderam quatro homens suspeitos de realizarem assaltos na região capital. Os policiais receberam a informação de que um veículo branco estava realizando assaltos em Teresina.

O veículo foi abordado na BR-316, e no momento da abordagem, o motorista desobedeceu a ordem de parada dada e empreendeu fuga.

Suspeito de atirar em PM presta depoimento e é liberado por falta de provas 

Um homem foi conduzido à delegacia, na tarde de ontem (06), para prestar depoimento sobre a tentativa de assalto que baleou na cabeça o PM identificado apenas como Airton. O crime ocorreu em frente a uma clínica localizada na Avenida Jóquei Clube, zona Leste de Teresina, onde o policial trabalha como segurança.

(Foto: Reprodução/Youtube)

O major Jameson Lima, do comando do Esquadrão de Policiamento Ostensivo Montado (EIPMON), destacou que o suspeito é remanescente do Sistema Prisional e estava usando uma tornozeleira eletrônica e se encontrava bem próximo ao local do crime.

Policial militar tem pistola e farda roubadas por dupla de assaltantes em Teresina 

Um policial militar lotado na Polícia Militar do Maranhão, que não teve a identidade revelada, foi vítima de assalto na noite desta terça-feira (06), na Rua Sapucaia, no bairro Poty Velho, zona Norte de Teresina. A pistola e a farda da PM que estavam com o policial foram roubadas.

Segundo informações do 9º BPM, o policial estava saindo da casa da namorada quando foi abordado por dois indivíduos armados. A arma roubada, uma pistola .40, é de propriedade da Polícia Militar do Maranhão. A suspeita é de que os objetos roubados possam ser utilizados em outros crimes.

Jovem ameaça a própria mãe com arma branca e é preso pela Polícia Militar 

Um jovem não identificado pela Polícia Militar foi preso na tarde desta quarta-feira (07), após ser flagrado ameaçando a própria mãe de morte com uma faca no bairro Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina.

(Foto: Jailson Soares/ODIA)

De acordo com informações da PM, não é a primeira vez que o suspeito comete esse tipo de crime, mas desta vez a mãe decidiu denunciá-lo para as autoridades. Segundo a Polícia, o filho é usuário de drogas e já tem passagem pelo sistema prisional por outros crimes.

Quinta-feira (08 de outubro)

Embriagado, motorista tenta fugir da polícia, bate em carro e é preso 

Um homem de 29 anos foi preso na quinta-feira (07) por Policiais Rodoviários Federais (PRF)após dirigir embriagado, fugir da polícia e se envolver em acidente. O fato aconteceu na BR-316, no município de Valença do Piauí.

Segundo os agentes da PRF, o veículo Fiat foi abordado após os policiais receberem informações de populares de que um veículo estava transitando em ziguezague e realizando manobras em via pública. Os policiais se dirigiram ao local e confirmaram a denúncia, mas, ao tentarem abordar o condutor, o mesmo empreendeu fuga.

Prefeito de Agricolândia é preso por suposta compra de votos 

O prefeito de Agricolândia, Walter Alencar, e sua esposa, Kelly Alencar, foram presos na manhã desta quinta-feira (08), durante operação realizada pela Gaeco. As prisões aconteceram durante cumprimento de mandado de busca e apreensão no município.

(Foto: Reprodução/MPPI)

Segundo o promotor Mário Normando, na residência do prefeito e da primeira dama foram encontradas anotações de eleitores e possíveis vantagens que essas pessoas receberiam em troca de votos. Além disso, foi apreendido R$ 87 mil em espécie, além de R$ 47 mil em cheque.

Wellington Dias anuncia concurso público para Polícia Militar do Piauí 

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta quinta-feira (08) a realização de concurso público para Polícia Militar (PM) no mês de outubro. O anúncio ocorreu durante a solenidade de entrega de novos equipamentos para corporação, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí (QCG). Foram entregues três veículos aéreos tipo drones, 58 carabinas e 174 carregadores para a PM piauiense.

(Foto: Reprodução/CCom)

“Anuncio que ainda neste mês de outubro devemos liberar o edital para o concurso. Já posso afirmar que o objetivo é completar as regiões onde o número de profissionais é baixo. A meta é alcançar 1 policial para cada 100 mil habitantes e reforçar nossas fronteiras, disse o governador.

‘Rei das Ostentações’ é preso na Zona Sul de Teresina 

Um homem identificado como Wilderson Ricardo, de 23 anos, conhecido como o “Rei das Ostentações”, foi preso pela Polícia Civil em parceira com a Polícia Militar no bairro Promorar, na Zona Sul de Teresina, na última quinta-feira (08).

(Foto: Reprodução)

Segundo o delegado Andrei Alvarenga, do 4º Distrito Policial, contra ele havia um mandado de prisão preventiva em aberto. Wilderson foi preso na casa de sua mãe.

O Dia TV realiza debate com candidatos à Prefeitura de Teresina  

Na noite da última quinta-feira (08) os nove candidatos à Prefeitura de Teresina se enfrentam no primeiro debate realizado pela O Dia TV.

(Foto: Jailson Soares/ODIA)

Todos os candidatos participantes foram considerados aptos pela legislação eleitoral filiados a partidos políticos ou coligação com representação igual ou superior a cinco parlamentares na câmara dos deputados.

Sexta-feira (09 de outubro)

Sargento, irmão do vereador Deolindo Moura, é baleado em tentativa de assalto 

O sargento da Polícia Militar do Piauí, identificado como Moura, foi baleado na noite de quinta-feira (08) após reagir a uma tentativa de assalto. O militar é irmão do vereador Deolindo Moura (PT) e estava no bairro Nova Teresina, zona Norte da Capital, em frente a uma residência com mais duas pessoas, quando três homens chegaram em duas motocicletas e abordaram as vítimas.

Homem é preso acusado de estupro em São João do Piauí 

Um homem, identificado apenas pelas iniciais C.A., foi preso ontem (08) na cidade de São João do Piauí acusado de roubo e tentativa de estupro. A prisão ocorreu após ação conjunta entre as polícias militar e civil do município.

C.A é acusado de cometer inúmeros crimes no município e, na madrugada desta quinta-feira (08),furtou e tentou estuprar uma senhora no bairro Alto Caixa D'água.

DHPP prende membro do PCC suspeito de matar ex-lutador 

Na manhã desta sexta-feira, 09, a Polícia Civil do Piauí, através do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra F. K. da S., um dos autores do homicídio contra a vítima Isac Nylton Alves da Oliveira. O fato ocorreu no dia 08 de setembro de 2020, no bairro Dirceu II, zona sudeste de Teresina.

De acordo com as investigações, a vítima estava retornando para sua casa e momentos antes de entrar na residência foi abordado por dois indivíduos (F. K. da S. e G.S.S.) em um carro, onde ambos armados de pistolas executaram a vítima com 13 disparos.

Eleições 2020: Mais de 140 municípios piauienses solicitaram reforço do Exército 

Segundo informações divulgadas pelo Ministério Público do Piauí na sexta-feira (09), mais de 140 municípios piauienses solicitaram reforços do Exército Brasileiro para os dias de votação: 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2ª turno). Neste pleito, será decidido quais candidatos ocuparão os cargos de vereadores e prefeitos de todos os municípios do Piauí.

Sábado (11 de outubro)

Rafael Fonteles é internado para tratamento para tratamento de Covid-19 

O Secretário Estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, está internado no Hospital da Unimed, em Teresina, em tratamento contra a covid-19. 

(Foto: Elias Fontenele/ODIA)

Segundo informações da Secretaria Estadual da Fazenda, nesta sexta-feira (9), Rafael foi submetido a novos exames e, por precaução, optou por dar continuidade ao tratamento no hospital. O secretário testou positivo para doença no último final de semana. 

Incêndio destrói loja de roupas no mercado público do Parque Piauí 

Um incêndio de médias proporções destruiu na noite da última sexta-feira (10) uma loja de roupas no mercado público do Parque Piauí, na Zona Sul de Teresina. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas por volta das 20h30.

"O incêndio atingiu os boxes 02 e 03, que pertencem a mesma dona. Três equipes estiveram no local e controlaram as chamas. 4,5 mil litros de água foram usados nesta ocorrência e ninguém se feriu",  disse o Coronel Veloso, do Corpo de Bombeiros. 

Governador Wellington Dias visita obras de duplicação da PI -112 

O governador Wellington Dias (PT) visitou, no sábado (10), as obras de duplicação da PI-112, entre Teresina a União. A previsão é que o empreendimento com extensão de dois quilômetros, onde foram investidos quase R$ 4 milhões, seja concluído até o final do ano.

(Foto: Reprodução/CCom)

“Está sendo colocada a camada final, vamos pintar e inaugurar essa obra, entregando para população até o mês de dezembro”, afirma Castro Neto, diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI). Segundo Dias, o empreendimento é importante para o estado por se tratar de uma rodovia de grande fluxo, e deve se juntar a outras obras de mobilidade. “Dentro do Programa PRO Piauí, estamos retomando e executando obras, gerando emprego e fazendo o dinheiro circular”, ressaltou.

Fonte: Portal O Dia
Por: Da Redação
Mais sobre: