Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Resumo da semana: confira o que foi notícia

O Portal O Dia separou as matérias que foram destaques ao longo da semana

01/11/2020 10:43

O PortalODIA.com traz um resumo das reportagens que mais repercutiram ao longo da semana em Teresina, no Piauí, no Brasil e no Mundo. Então, se perdeu alguma notícia, confira abaixo os principais destaques.

Segunda-feira (26 de outubro)

Homem é preso após tentativa de homicídio na zona Norte de Teresina

Um homem identificado apenas pelas iniciais M. F. O. (23) foi preso por voltadas 19h30 da noite de ontem (25) após tentativa de homicídio contra um rival. O caso aconteceu na Rua São José, no bairro Cumprida, zona Norte de Teresina. Segundo a Polícia Militar, o indivíduo teria realizado disparos de arma de fogo contra a residência de um desafeto.

(Foto: Divulgação/PMPI)

Após os disparos, o homem foi para a residência de sua companheira. A PM seguiu em diligência para o local e, no momento que o homem avistou a Guarnição, empreendeu fuga. M. F. O. chegou a pular o muro para a residência vizinha, mas foi captura pelos policiais.


Censo 2020: IBGE devolve valor das inscrições para candidatos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começa nesta segunda-feira, 26, a pagar o valor da taxa de inscrição para os candidatos inscritos no processo seletivo simplificado do Censo 2020 que ainda não solicitaram ou não receberam a devolução. O pagamento segue até sexta-feira, 30, o saque. Para realizar o saque é preciso comparecer a uma agência do Banco do Brasil para receber o valor correspondente. A devolução será feita por ordem bancária associada ao nome e ao CPF do candidato, ou seja, somente o próprio candidato poderá sacar o valor, mediante apresentação de documento oficial de identidade ou CPF.


Hemopi: com baixo estoque de sangue, cirurgias deixam de ser realizadas

Mesmo com as campanhas de conscientização para doação de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está com seu estoque baixo, o que tem comprometido a realização de cirurgias em hospitais da rede pública e privada do Piauí. Desde março, quando teve início a pandemia do novo coronavírus, o estoque de sangue sofreu uma queda de 50% nas doações.

(Foto: Arquivo/ODIA)

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho, conta que os maiores hospitais estão tendo dificuldades em realizar cirurgias, como Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital Getúlio Vargas (HGV) e São Marcos, devido ao baixo estoque de sangue disponível no Hemopi.


Fábio Abreu descarta rumor sobre desistência de candidatura e denuncia fake news

Candidato a prefeito de Teresina nas Eleições Municipais 2020, Fábio Abreu (PL) realizou, nesta manhã (26), uma coletiva de imprensa para esclarecer o que chamou de “fake news” e “perseguição” em relação, por exemplo, que desistiria da sua campanha para apoiar outra chapa. “Estamos buscando dar um basta sobre esse tipo de desinformação da população, que é uma forma de tentar desestabilizar e passar para a população que tudo isso é verdade (...) São sempre as mesmas pessoas, comissionados do município”, denunciou o ex-secretário estadual de Segurança Pública.


Operação Lei Seca: seis pessoas são presas por descumprimento do decreto

Na manhã desta segunda-feira, 26, a Polícia Militar do Estado do Piauí divulgou os dados da Operação Lei Seca que ocorreu no Estado, durante o final de semana. A ação foi em cumprimento ao decreto estadual N° 19.278 , de 21 de outubro de 2020, que restringia o consumo de bebidas alcoólicas em locais aberto e a fiscalização quanto ao uso de bebidas para evitar acidentes. 


Terminal do Itararé pode ter estrutura comprometida para construção de viaduto

As obras de construção de um viaduto na BR-226, que inclui o alargamento da rodovia localizada na região Sudeste de Teresina, podem comprometer a estrutura do Terminal de Itararé. Inaugurada em 2016, foi a primeira das oito estação de integração do transporte público da capital. 


Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela execução desse e outros empreendimentos de mobilidade urbana na capital do estado, como o viaduto do Mercado do Peixe, o projeto inicial para a construção do novo elevado prevê a retirada do terminal de integração do seu local original.


De 'Sentadão do Klebão' a candidato de fralda; Conheça os hits de campanha de Teresina

Em busca do voto do eleitor, muitos candidatos estão abusando da criatividade na campanha eleitoral deste ano. Em Teresina, o candidato à Prefeitura de Teresina, o ex-secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma (PSDB), é um dos recorreu a uma paródia de maneira irreverente, com a música “Sentadão do Klebão”.


Com muitas imagens de jovens dançando a coreografia, o candidato aparece poucas vezes no vídeo oficial. A música é uma paródia da música “Sentadão”, do cantor Pedro Sampaio, um hit que estourou em todo o país. Nas redes sociais, outro vídeo gravado por eleitores mostra o candidato dançando funk com as mãos no joelho, enquanto é observado de perto pelo prefeito Firmino Filho.


Piauiense Renê, doa camisa do Flamengo autografada para o Picos rifar

A parte financeira acabou sendo o grande baque para todos os clubes nesse processo de retorno e o Picos não escapou disso. O time está contando apenas com apoio de empresas privadas, pois perdeu patrocínio master que era a prefeitura, que investia R$ 80 mil por mês. Com isso, acabou ganhando do lateral do Flamengo-RJ e picoense, Renê, que doou uma camisa autografada por todos os jogadores do atual elenco do Mengão para ser rifada pela SEP.


O lateral usou suas redes sociais para anunciar a doação e pedir o apoio dos piauienses e principalmente picoenses para que o time consiga um bom valor com a camisa e ajude nos cofres. 

Terça-feira (27 de outubro)

Lei Seca no Piauí tem novas restrições para o final de semana; feriado é adiado

Novas restrições foram anunciadas pelo governador do Piauí Wellington Dias (PT) nesta segunda-feira (26) para o final de semana. O chefe do executivo também anunciou que na próxima sexta-feira (30) será ponto facultativo, em decorrência do Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro. Com isso, o feriado prolongado iniciará na sexta-feira (30) e seguirá até o Dia de Finados (02/11).


Chuva em Oeiras causa estragos e destrói carros e casas 

Uma forte chuva atingiu a cidade de Oeiras, há 300 km de Teresina, na madrugada desta terça-feira, 27. A chuva que iniciou por volta de 2h da manhã e, segue até o momento, deixou ruas e casas alagadas, arrastou carros e abriu cratera nas avenidas.



Parnaíba: Polícia Federal usará drones para combater crimes nas eleições de 2020

Para fiscalizar possíveis crimes eleitorais, a Polícia Federal de Parnaíba usará drones nas eleições de 2020. Ao todo, no Brasil, serão mais de 100 Aeronaves Remotamente Pilotadas como ferramenta para inibir a prática de delitos. Segundo a PF, os drones irão sobrevoar as principais zonas eleitorais do país ajudando a fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores, por exemplo. 


Ribeiro Gonçalves: tio é suspeito de matar sobrinho em discussão política

O jovem Samuel Sousa Leal (19) foi assassinado na noite do último domingo (25) com uma facada na virilha após discussão política com o tio. O caso aconteceu na cidade de Ribeiro Gonçalves, localizada a 560 Km de Teresina. Segundo o delegado titular de Uruçuí, Célio Benício, a discussão teria começado após carreata de um dos candidatos à prefeito. Devido disputas políticas locais, os dois se desentenderam e o jovem foi surpreendido pelo golpe.


Comércio: Natal deve impulsionar vendas e empregos em Teresina

O Natal é a principal data comemorativa do varejo, mas este ano por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, as expectativas para o mês de dezembro são de uma possível recuperação do comércio de Teresina em relação aos meses anteriores. 

“A gente está com expectativa boa, sabemos que não podemos comparar com o novo passado, então todo mês está tendo uma subida, desde agosto com a reabertura a gente vem tendo um aumento de vendas.  Esperamos que neste natal embora a pandemia não tenha passado, que seja um natal positivo para todos”, diz presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), Tertulino Passos.


Campo Grande do Piauí: homens são executados após perseguição

Dois homens foram executados a tiros durante uma perseguição na noite desta segunda-feira (26), no município de Campo Grande do Piauí, a 365 Km de Teresina. O fato aconteceu por volta das 18h30 e causou pânicos aos moradores que estavam próximos do local.

(Fotos: Reprodução/Cidades na Net)

Segundo informações, um carro modelo Jeep Renegade teria reduzido a velocidade ao passar em uma lombada na entrada da cidade quando um homem que estava como passageiro no banco traseiro pulou do veículo. Um outro carro, modelo Toyota Corolla, que vinha logo atrás, parou e o homem que pulou entrou no veículo.


B-R-O BRÓ: umidade e altas temperaturas devem causar novas chuvas no Piauí

Chuvas como as registradas na última segunda-feira (26) em diversas cidades do Piauí, como por exemplo em Oeiras onde o volume e a força da água arrastou carros e destruiu casas, podem se repetir nos próximos dias mesmo em pleno B-R-O BRÓ, é o que afirma climatologista Werton Costa.

“Estamos chegando aquela parte do B-R-O BRÓ em que há a chamada curva descendente da temperatura, que começa a diminuir de forma sutil e, a pari passu a essa situação, também temos um aumento da umidade”, pontua o professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).


Motoristas e cobradores param nesta quarta-feira (28)

Motoristas e cobradores de ônibus realizam nesta quarta-feira (28) uma nova paralisação das atividades em Teresina. A greve foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Ajuri Dias. Os trabalhadores reivindicam o pagamento do ticket de alimentação e plano de saúde determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT) às empresas de ônibus na Capital. 


Campo Maior: Padre Alcindo Saraiva é afastado após manter relação sexual com fiel

A Diocese de Campo Maior confirmou, por meio de nota, as informações de que o padre Alcindo Saraiva Martins foi afastado das funções como pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, após ter sido confirmado que o sacerdote teve relações sexuais com uma jovem. O padre foi proibido pela Igreja de falar sobre o assunto.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo a Diocese, em julho deste ano, Dom Francisco de Assis, bispo diocesano, conversou com a jovem, que alegava ter mantido um relacionamento com o sacerdote e que estaria grávida. O senhor bispo então pediu que ela apresentasse provas do que havia denunciado.


Quarta-feira (28 de outubro)

Greve dos ônibus: SETUT diz que paralisação é ilegal e que vai acionar autoridades

Os motoristas e cobradores do transporte público de Teresina amanheceram esta quarta-feira (28) em greve. É a segunda vez no intervalo de duas semanas que a categoria paralisa suas atividades reivindicando melhores condições de trabalho e o pagamento de benefícios como tíquete alimentação e plano de saúde. Sem ônibus nas ruas, ou ao menos com a frota operando em capacidade reduzida, os teresinenses lotam as paradas.


Homens executados em Campo Grande do Piauí são identificados; um é acusado de 39 mortes

A Polícia conseguiu identificar os dois homens que foram executados na última segunda-feira (26), na cidade de Campo Grande do Piauí, município localizado a 365 km de Teresina. Os dois foram mortos a tiros após uma perseguição por volta das 18h30.

(Foto: Reprodução)

O comandante do GPM de Campo Grande, R. Silva, contou que as duas vítimas que seguiam no carro modelo Jeep Renegade eram Francisco Jairton Teixeira Martins (37), natural de Mombaça, no Ceará, e Joaquim de Araújo Santos (53), natural de Palmeira dos Índios, Alagoas.


José de Freitas: suspeito atropela e mata morador ao tentar fugir da polícia

Um dos suspeitos de ter participado do assalto ao Banco do Brasil de Miguel Alves, ocorrido no último dia 04 de outubro, atropelou e matou um morador da cidade de José de Freitas ao tentar fugir da polícia. O fato aconteceu nesta terça-feira (27) e durante a fuga, além de atropelar uma pessoa, o suspeito ainda mantinha uma pessoa refém.

A informação foi confirmada à reportagem de O Dia pelo secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira. De acordo com ele, a polícia vem montando cerco na região de Miguel Alves desde a explosão do banco da cidade e há quase 20 dias, os suspeitos de envolvimento na ação vêm tentando fugir. 


Touro é morto com um tiro em Parnaíba após fugir de propriedade

Os moradores do conjunto Boa Esperança, em Parnaíba, foram surpreendidos com uma cena inusitada nesta terça-feira (27): um touro de grande porte fugiu de uma propriedade e assustou os populares ao transitar livremente pelo meio da rua. Amedrontadas e receosas, as pessoas mantiveram distância do animal.


Feminicídio: Homem é condenado a 19 anos de prisão por matar ex-mulher

Um homem identificado como Luiz Alves Ferreira foi condenado nesta terça-feira (27), pelo crime de homicídio qualificado por feminicídio, motivo fútil e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A pena foi fixada em 19 anos e cinco meses de reclusão, a ser cumprida em regime fechado na Penitenciária de Esperantina. O julgamento foi realizado ontem (27), na comarca de Batalha.


Quinta-feira (29 de outubro)

Covid-19 no Piauí: tendência de queda no casos não se mantém, diz UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou nesta quarta-feira (28) a Nota Técnica atualizada a respeito da situação da pandemia do novo coronavírus no Piauí. O levantamento traz uma análise dos dados acumulados até o dia 24 de outubro e mostra, dentre outros pontos, que os casos diários de covid-19 no Estado começaram a reduzir desde a primeira quinzena de agosto, mas essa tendência de queda não é contínua.

O Piauí continuam com uma média de 550 novos casos de coronavírus por dia a partir do início de outubro. Até o dia 24, o estado já tinha confirmado quase 110 mil casos e as regionais de saúde mais afetadas foram a Região Entre Rios (Grande Teresina), com 49.781 casos; a Planície Litorânea, com 10.358 casos; e o Vale do Rio Guaribas, com 9.166 casos. Juntas, estas regionais concentram 76,4% dos casos de covid-19 no Piauí.

Parcelamento de contas de água e energia em atraso é aprovado nas comissões da Alepi 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na reunião conjunta dos colegiados técnicos na quarta-feira (27), o Projeto de Lei (PL) dos deputados João Madison (MDB) e Henrique Pires (MDB) que permite aos consumidores piauienses o parcelamento, em até 12 vezes, de contas atrasadas com as concessionárias de energia elétrica e água.

(Foto: Arquivo/ODIA)


Vendedor digital: entenda esta modalidade de trabalho

Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas precisaram se adaptar, tanto estruturalmente, com a instalação de equipamentos para evitar a contaminação pelo vírus, como em relação às vendas, exposições de produtos e bem estar de seus funcionários. E para tentar colocar tudo isso em prática, sem perder vendas, muitas empresas estão apostando em novas modalidades de trabalho, como o vendedor digital.

(Foto: Reprodução/Olhar digital)

Assim, é possível continuar divulgando os produtos daquela empresa sem a necessidade de ter um vendedor em loja física e, assim, evitar a aglomeração de pessoas. Alguns sites de emprego de Teresina já estão divulgando em suas plataformas essa nova modalidade de trabalho, que consiste em vender algo através das redes sociais.


Prova de vida: INSS suspende bloqueio de benefício até dezembro

A prova de vida no Piauí para os aposentados e pensionistas, ficou suspensas de março até setembro deste ano devido às normas relacionadas à pandemia. Mas no 02 de novembro, o serviço voltará a funcionar, com prévio agendamento.

Porém por causa do isolamento social causado pelo novo coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) bloqueou a suspensão do pagamentos das pessoas que não conseguiram ainda realizar a prova de vida. Assim, até 31 de dezembro nenhum beneficiário será prejudicado caso não consiga fazer a prova de vida, como explica João Ricardo Linhares, chefe do serviço de atendimento do INSS no Piauí.


Feriado prolongado: Confira o que abre e fecha nesta sexta (30) e na segunda (02)

Este final de semana é atípico para o comércio de Teresina. Isso porque, com o adiamento do ponto facultativo do Dia do Servidor Público para a sexta-feira (30) e o feriado de Dia de Finados, na próxima segunda-feira (02), os estabelecimentos comerciais funcionarão em horários diferenciados. Para quem ainda pretende comprar velas e coroas para as tradicionais visitas aos cemitérios, é preciso se organizar com antecedência.


Bandido é morto e cliente é baleado na cabeça durante tentativa de assalto na Tabuleta

Um bandido morreu e um cliente foi baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto a uma loja de autopeças localizada na Rua Vereador Dionísio Santos, no bairro Tabuleta, Zona Sul de Teresina, na tarde desta quinta-feira (29).

(Foto: Jailson Soares/ODIA)

De acordo com o comandante da Força Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), José Frazão, o homem teria anunciado o assalto quando supostamente um policial militar do Maranhão, que passava pelo local, reagiu à ação. Na troca de tiros, o suspeito foi atingido, mas conseguiu disparar e acertou um cliente na região da cabeça. O criminoso não resistiu aos ferimentos e morreu na porta do estabelecimento.


Padre Nilton comemora 11 anos da Missa da Misericórdia com Live no sábado (31)

Dois mil e vinte foi marcado com o inesperado, um ano diferente de todos já vividos na história. Com a pandemia, se fez necessário o isolamento e distanciamento social. Mas como o inexplicável de Deus acontece justamente em tempos difíceis e Enquanto o contágio da Covid-19 afastou fisicamente as pessoas, a Misericórdia de Deus as uniu ainda mais pelas redes sociais.

(Foto: Divulgação)

A Missa da Misericórdia, na pessoa do padre Nilton Pereira, esteve presente nos lares enquanto os templos estavam fechados. Além dos teresineses, fiéis de todo país tiveram a oportunidade de também participar  das celebrações e outros momentos de oração pelas redes sociais. 


Piauí teve nove médicos mortos por Covid-19 na pandemia, aponta CRM

Dados do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI)apontam que nove médicos morreram vítimas de Covid-19 desde o início da pandemiano Estado. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da entidade.

No Brasil, conforme o Conselho Federal de Medicina (CFM), já são 375 profissionais que perderam a batalha para doença. Os dados foram obtidos com base em informações repassadas pelos conselhos estaduais e sindicato dos médicos.


Sexta-feira (29 de outubro)

Homem é assassinado a golpes de faca no Pirajá, em Teresina


Um homem identificado como Anderson Souza de Araújo, 42 anos, foi assassinado a golpes de arma branca na madrugada desta sexta-feira (30) na Rua Sergipe do bairro Pirajá, zona Norte de Teresina. De acordo com a polícia, ele teria tido uma discussão com um outro homem ainda não identificado e durante o confronto, os dois teriam chegado às vias de fato.

Campanha eleitoral é suspensa em mais três municípios piauienses

O juiz Stefan Oliveira Ladislau, titular da 21ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), determinou a suspensão das atividades de campanha política nos municípios de São José do Divino, Piracuruca e São João da Fronteira em razão da desobediência de candidatos e partidos aos protocolos sanitários de contenção da covid-19.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Na decisão, o magistrado determina que todos os partidos e candidatos se abstenham de promover, incentivar, realizar, participar ou permitir que se realize qualquer ato de campanha que gere aglomerações como comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, bandeiraços, reuniões e eventos em geral relacionados.


Em Esperantina, homem é morto durante troca de tiros com a PM

Um indivíduo ainda não identificado veio a óbito na manhã desta sexta-feira (30), no bairro Batista de Amorim, na cidade de Esperantina, após trocar tiros com a Polícia Militar. Segundo informações do 4º Batalhão da PM, a vítima fatal era suspeita de ter praticado vários assaltos com um comparsa na região. De acordo com o comando do 4º BPM, a dupla é suspeita de ter praticado vários assaltos a pessoas que praticam pedal, corrida e caminhada nas imediações. Os crimes teriam ocorrido entre 6h e 7h30 da manhã.


Carro de luxo se choca contra árvore e deixa um morto em Altos

Um carro de luxo do modelo Land Rover colidiu lateralmente com um caminhão na manhã desta sexta-feira (30), vindo a se chocar contra uma árvore fora da pista na BR-343, no município de Altos. O motorista da Land Rover, um homem de 41 anos que não teve a identidade revelada, veio a óbito no local do acidente.

(Foto: Divulgação/PRF)


Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, outras três pessoas que estavam no veículo ficaram feridas, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. Já o condutor do caminhão e os dois passageiros não sofreram nenhum ferimento.


São Miguel do Tapuio: criança morre após ser baleada acidentalmente por arma do pai

Uma criança de três anos de idade morreu após ter sido atingida acidentalmente por um disparo de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (30), no povoado São Vicente, na Zona Rural da cidade de São Miguel do Tapuio, no Norte do Piauí. De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, a arma seria do pai da criança, que é agricultor. O tiro aconteceu depois que menina abraçou o pai quando ele chegava em casa portando uma arma espingarda de fabricação caseira conhecida como “bate-bucha”. Nessa hora, acidentalmente, a arma disparou e atingiu a menina. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.


Morte de Gabriel Diniz: tempo e erro do piloto levaram à queda do avião

Um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu nesta sexta-feira (30) que condições meteorológicas adversas e a atitude e indisciplina do piloto do voo levaram à queda da aeronave que transportava o cantor Gabriel Diniz , de 28 anos, em maio de 2019, no município de Estância, na região sul de Sergipe. Além do cantor, outras duas pessoas morreram no acidente.


Sábado (31 de outubro)

Teresinenses antecipam visitas aos cemitérios e devem seguir recomendações

Segunda-feira, dia 2 de novembro, será celebrado o Dia de Finados. Este ano, por conta da pandemia, quem for ao cemitério visitar o túmulo de seus entes queridos terá que seguir algumas recomendações higiênico-sanitárias, como o uso obrigatório de máscara e medição da temperatura na entrada. Além disso, a Fundação Municipal de Saúde orienta a antecipação das visitas.


Domingo de clássico: River e Altos se enfrentam pela Série D do Brasileiro

O domingo (1º) será de mais um clássico entre River e Altos pela Série D do Brasileiro. A rivalidade alimentada desde 2016, nesta temporada, ganhou capítulos no cenário nacional e os times se enfrentam novamente, às 16h, no estádio Albertão, em Teresina. O jogo é válido pela 10ª rodada do Brasileiro. O Jacaré está na ponta da tabela e defende sua liderança. O Galo é o terceiro colocado e quer se aproximar mais da parte de cima da tabela.

(Foto: Jorge Machado/ODIA)

Candidatos devem intensificar campanha eleitoral a menos de 15 dias da votação

Neste domingo (1), estaremos a exatos 15 dias das Eleições 2020, data em que os brasileiros irão escolher seus representantes municipais. Só no Piauí, foram cerca de 10.194 pedidos para registro de candidaturas em cidades piauienses. Desse total, 723 são prefeitos e vereadores que disputam a reeleição neste pleito e que devem intensificar suas atividades nestes últimos dias de campanha.


Oeiras: prefeito é investigado por suposta contratação irregular de servidores

A Justiça Federal do Piauí está movendo uma ação civil pública contra o prefeito de Oeiras, José Raimundo de Sá Lopes, após denúncias feitas por moradores da cidade de que o gestor teria contratado profissionais da área da saúde sem aprovação em concurso público. 

De acordo com o processo, o último concurso público realizado pelo Município de Oeiras aconteceu ainda 2014. O certame tinha validade de dois anos prorrogáveis por mais dois. A Prefeitura de Oeiras alegou que todos os aprovados foram habilitados e convocados. No entanto, ao analisar as portarias de nomeação, o MPF constatou que apenas três convocados preenchias os requisitos mínimos exigidos de classificação no concurso.


Bandidos invadem supermercado e roubam joalheria na Homero Castelo Branco

Uma joalheria foi roubada na madrugada deste sábado (31) dentro de um supermercado na Avenida Homero Castelo Branco, na Zona Leste de Teresina. Há menos de um mês, bandidos armados invadiram o supermercado para roubar a joalheria, mas acabaram roubando um box de bijuterias , que ficava ao lado do alvo principal. (Veja vídeo abaixo).

 


Barro Duro: candidatura de Deusdete Lopes é indeferida após pedido do MPE

Neste sábado (31), o Juízo Marcos Augusto Cavalcanti Dias, da 74ª Zona Eleitoral de Barro Duro indeferiu o pedido de registro de candidatura de Deusdete Lopes da Silva para concorrer a reeleição ao cargo de prefeito de Barro Duro nas eleições de 2020. A ação de impugnação foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

As impugnações apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação ‘A Vitória com a Força do Povo’ versam sobre a inelegibilidade do candidato decorrente de irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí no julgamento das contas de governo, de gestão e referente a repasses do Fundeb no exercício financeiro de 2012 prestadas pelo à época prefeito de Barro Duro.

Por: Portal ODIA
Mais sobre: